A primeira infância é o período que abrange os primeiros seis anos de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.
Estudos mostram que quanto melhores forem as experiências da criança durante a primeira infância e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores são as chances de ela desenvolver todo o seu potencial. É também nessa fase que se forma toda a estrutura emocional e afetiva do ser humano, que se estenderá pelo resto de sua vida, como a personalidade e o caráter.
E foram essas questões que nortearam a primeira Conferência pela Primeira Infância de Cotia, que aconteceu na quinta-feira (13) no auditório da Secretaria de Educação, anfitriã e organizadora do evento.
Ao longo de todo o dia, professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da Educação e público em geral acompanharam palestras e mesas redondas com rico conteúdo, que além de evidenciar a necessidade urgente da criação de políticas públicas para proteção da infância, apresentaram diagnósticos e mostraram caminhos.
E foi a apresentação musical do grupo cotiano Guaçatom, junto com o músico Paulo Padilha que abriu as reflexões, com a “Canção da Primeira Infância”, de André Gravatá.
“Primeiro! Vem a primeira infância
A primeira infância vem primeiro
Cuidar! De cada criança
é cuidar de um país inteiro”
Obrigação de todos
“Um dia emocionante”, iniciou a Secretária de Educação de Cotia, Ana Paula dos Santos, ao abrir a conferência. “A primeira infância é a base do desenvolvimento humano. São as composições de nossa infância que nos tornam o adulto que somos hoje. E os gestores têm papel extremamente importante”.
Representando o prefeito Welington Formiga, o chefe de gabinete Edgar de Souza lembrou dos desafios da gestão para garantir que as políticas públicas aconteçam de fato. “Esta conferência é oportunidade de ouro para todos. Cuidar da primeira infância é obrigação de todos.”
Exatamente. O chefe de gabinete se referia ao Marco Legal da Primeira Infância, que estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância. E define quais são os direitos das crianças, quem tem a responsabilidade de garantir esses direitos. E nesse caso, todos são responsáveis, por isso o encontro reuniu representantes de todas as secretarias do governo municipal, que juntos terão a missão de implantar políticas públicas de proteção às crianças.
Educar e cuidar
Na primeira mesa redonda as especialistas, Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e as professoras doutoras Ana Caldas Ozório (Projeto Bebê Cientista) e Maria da Conceição Rosário (Unifesp) trouxeram contribuições sobre políticas e evidências científicas para a promoção do desenvolvimento na primeira infância.
Os presentes também puderam acompanhar a palestra da Neuropediatra Professora Doutora Monica Ayres de Araújo, sobre neurodesenvolvimento na primeira infância.
A segunda mesa redonda discutiu as prioridades da primeira infância com a presença do secretário adjunto do Meio Ambiente, Wagner Neves, do chefe de gabinete do prefeito Edgar de Souza , a professora Débora Cardoso (Território das Crianças) e a médica pediatra da Secretaria de Saúde de Cotia, Deise Tanzi.
As mesas redondas tiverem intermediação da Secretária de Educação Ana Paula dos Santos.
Próximos passos
“O encontro foi maravilhoso”, avaliou a Secretária Ana Paula Santos.
Ela explicou que a construção do Plano Municipal da Primeira Infância será feita por muitas mãos. Além de envolver todas as Secretarias da Prefeitura irá coletar sugestões de profissionais de todos os seguimentos e da população em geral por meio de um formulário que pode ser acessado neste LINK. Futuramente estão previstas audiências públicas.















