A Secretaria de Desenvolvimento Social reforçou suas ações nos primeiros meses deste ano para garantir que famílias (mãe e filhos) atendidas pelo programa Bolsa Família cumpram de maneira assídua as exigências de comparecimento às unidades de saúde para pesagem e medição, conforme exigência do Governo Federal. O resultado foi a elevação de 29,12% para 53,31% das famílias cadastradas no programa que atenderam à condicionalidade relacionada à saúde.
Em Cotia cerca de 4 mil famílias são cadastradas no programa. Além da condicionalidade relacionada à saúde, as famílias que têm filhos em idade escolar são obrigadas a manter seus filhos regularmente matriculados e frequentando a escola.
Entre as ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com as secretarias da Saúde e de Educação, esteve a realização da pesagem das crianças nas próprias escolas. Este acompanhamento é fundamental para que os profissionais da saúde façam uma avaliação nutricional, verifiquem se a carteirinha de vacinação das crianças está em dia e se as mulheres grávidas estão realizando o pré-natal corretamente.
As ações implantadas em conjunto pelas três secretarias no primeiro semestre deste ano foram: CRAS itinerante nas UBS’s, bilhetes colocados nas agendas escolares de todas as crianças, postagem de cartas às famílias cadastradas e ação nas escolas com mais famílias atendidas pelo programa.
“Foi um trabalho em curto prazo, mas contamos com a parceria da Secretaria da Educação e da Saúde, o que fez toda a diferença, pois conseguimos atingir a porcentagem de 53,31% dos cadastrados atendendo à condicionalidade da Saúde. Este foi o resultado que esperávamos anteriormente, e este ano conseguimos atingir”, disse Celine Passos, gestora do Cadastro Único/Programa Bolsa Família.