A Defesa Civil de Cotia segue em atendimento contínuo às ocorrências registradas após a passagem do ciclone que atingiu o município nesta quarta-feira (10).
Devido à falta de energia elétrica, os sistemas oficiais permanecem indisponíveis, o que tem exigido que grande parte dos relatórios seja preenchida manualmente pelas equipes em campo, o que torna o processo de atualização dos dados mais lento.
Até a manhã desta quinta-feira, 48% da cidade ainda estava sem energia elétrica segundo dados da Enel. O prefeito Welington Formiga, participou de reunião online com o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e com a Direção da Enel e pediu urgência no restabecimento da energia na cidade. Segundo o prefeito, a empresa se comprometeu a reforçar as equipes na cidade com pelo menos mais 30 caminhões.
Até o momento, foram contabilizadas 11 ocorrências, sendo:
• 4 relacionadas a danos em residências;
• 1 envolvendo veículo;
• 6 referentes à obstrução total ou parcial de vias públicas.
Durante os deslocamentos, os agentes também têm identificado e atendido outras situações emergenciais encontradas ao longo do percurso, ampliando o volume de demandas. Para esta quinta-feira, já estão programados mais 15 atendimentos.
Segundo o Secretário da Defesa Civil, João Batista de Oliveira (Oliveirinha), as equipes permanecem mobilizadas até a normalização das condições e restabelecimento pleno dos serviços essenciais na cidade.
Solicitações devem ser feitas pelo 199
A Defesa Civil reforça que solicitações devem ser feitas exclusivamente pelo canal oficial de atendimento, o telefone 199, que centraliza os registros e organiza a priorização das equipes. Pedidos encaminhados por redes sociais não são considerados para fins de acionamento.









