Educadores da rede municipal participam de encerramento do projeto Diversa Presencial | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Educadores da rede municipal participam de encerramento do projeto Diversa Presencial

Educação * Destaque

Na tarde desta quinta-feira (29/08), educadores da rede municipal de Cotia participaram de uma palestra com a gerente de projetos do Instituto Rodrigo Mendes, Liliane Garcez, sobre Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva, no auditório da Secretaria de Educação. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e marcou o encerramento do projeto Diversa Presencial que ofereceu formação para a direção do Departamento de Educação Especial da secretaria durante cinco meses. A palestra também marcou a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

A diretora do Departamento de Educação Especial, Marcia Buava, fez a abertura do evento e falou da importância do encontro. “Estamos aqui também para escutá-los [educadores] e avançarmos juntos. Este time da Educação Especial é um time que briga pela qualidade chegar na escola”, disse.

Presente ao evento, o titular da pasta, Luciano Corrêa, agradeceu a presença dos educadores. “Agradeço por terem vindo a este encontro. Temos procurado investir em formação, pois é importante colocar a educação onde achamos que ela merece estar”, disse o secretário.

Durante a palestra, Liliane, falou sobre os desafios de lidar com educação especial, como vencer as barreiras e, entre outros, abordou a necessidade de desconstrução do termo educação inclusiva em substituição à eliminação das barreiras. “A pessoa só é deficiente quando ela esbarra em alguma barreira que a impede de realizar uma ação imposta por sua condição física, intelectual, motora ou outra”, disse.

O Diversa Presencial conta com o apoio da Fundação Volkswagen desde 2017 e já passou por diversos municípios paulistas oportunizando formação e capacitação dos servidores públicos da Educação.

Fotos: Vagner Santos

Avenida Benedito Isaac Pires, 35

© 2019 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.