Prefeitura faz parceria com o Sebrae e inicia a implantação do Programa de Desenvolvimento Local | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Prefeitura faz parceria com o Sebrae e inicia a implantação do Programa de Desenvolvimento Local

Destaque * Gestão Estratégica e Inovação

Com o objetivo de desenvolver e fomentar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável de Cotia, fazer um diagnóstico e compreender a cadeia produtiva de Cotia em suas diversas áreas e adotar ferramentas que possam auxiliar em seu fortalecimento, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, firmou uma parceria com o Sebrae-SP com vistas à implantação do Programa de Desenvolvimento Local (PDL).

A primeira reunião de sensibilização a respeito do programa aconteceu nesta terça-feira (1/10), no Templo Zu Lai. Consultores do Sebrae-SP se reuniram com secretários municipais e empreendedores para iniciar o projeto e a construção de ações que reflitam no aumento da geração de renda, do PIB municipal, entre outros. “Existem ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae que serão adquiridas pela Prefeitura para implementação do programa. Este é um espaço aberto para colocarmos ideias e termos perspectivas com atuação focada do pequeno ao grande empreendedor”, disse Raphael Camargo, titular da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação.

De acordo com Diego Souto, do Sebrae, o PDL aborda questões que extrapolam a empregabilidade. “O Programa traz vertentes sobre políticas públicas, mas não só voltadas à empregabilidade, abordamos o empreendedorismo como opção, a formalização. Além disso, o foco é que o dinheiro circule na própria cidade, conectar empresas e instituições de ensino e saber de que forma estes estudantes podem contribuir com a cidade. Vamos analisar as vertentes e sair com um plano de trabalho”, disse Diego.

O programa prevê ainda diversos encontros que serão organizados pela Secretaria de Gestão Estratégica. “A ideia é construirmos o PDL de Cotia com a participação dos agentes produtivos da cidade e dos gestores municipais. Tem que ser colaborativo para que os projetos não tenham apenas ideias da Prefeitura”, disse Raphael Camargo.

Nesta primeira fase do PDL, os secretários municipais foram convidados a chamar três agentes produtivos da cidade para contribuírem com a construção do programa. No primeiro encontro, os secretários Genival dos Santos (Turismo) e João dos Santos (Trabalho e Emprego) também marcaram presença.

Fotos: Vagner Santos

© 2019 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.