CARREGANDO...

Nas redes sociais

‘Roda dos Capoeiristas de Cotia’ vai homenagear grandes nomes do movimento cultural. Mestre Jaguara abre a programação | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > ‘Roda dos Capoeiristas de Cotia’ vai homenagear grandes nomes do movimento cultural. Mestre Jaguara abre a programação

Esportes, Cultura e Lazer * Destaque

‘Roda dos Capoeiristas de Cotia’ vai homenagear grandes nomes do movimento cultural. Mestre Jaguara abre a programação

SECOM |

whatsapp
‘Roda dos Capoeiristas de Cotia’ vai homenagear grandes nomes do movimento cultural. Mestre Jaguara abre a programação

 

Movimento cultural acontecerá todo segundo sábado de cada mês, até novembro, na Praça Joaquim Nunes, região central

 

Ao longo de 2020, sempre no segundo sábado do mês, o Movimento ‘Roda dos Capoeiristas de Cotia’ vai realizar encontros, na Praça Joaquim Nunes, para divulgar esta expressão cultural, arte marcial, cultura popular e dança junto à população, além disso, sob o tema “Herança das Tradições”, prestará homenagens a grandes nomes do esporte. O Mestre Jaguara foi o escolhido e está confirmado para abrir a programação. O Movimento é realizado por grupos de capoeira de Cotia e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.

A primeira Roda está marcada para o dia 8 de fevereiro, a partir das 16h30. Quem passar por lá vai participar de uma vivência com o Mestre Jaguara, em seguida, terá uma roda de capoeira com a participação de diversas academias. A Roda dos Capoeiristas de Cotia é livre para todos que quiserem participar. “A ideia é proporcionar este contato com a capoeira, é disseminar a sua história e a história daqueles que se dedicam a ela”, comentou o professor Rabo de Saia, da Escola de Capoeira Inchui, um dos organizadores do evento.

O homenageado, Mestre Jaguara, falou um pouco sobre a função social e comportamental da Capoeira. “Capoeira é mais do que uma expressão cultural, é a possibilidade de resgate dos jovens das drogas, imprime respeito e formação do ser humano. Estou muito feliz com a homenagem”, disse.

Está prevista ainda samba de roda, puxada de rede e maculelê. “O Departamento de Cultura entende a importância de um evento como este que acontecerá todo mês, em praça pública, de forma livre e gratuita para todos. São quase 30 professores e mestres de capoeira em Cotia e 19 grupos. Números que atestam a força desta expressão cultural em nossa cidade”, avaliou Gilmar de Almeida, Gestor de Cultura.

Desde 2014, a Roda de Capoeira é considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecimento dado pela Unesco. Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.

 

Sobre o Mestre Jaguara

A história do Mestre Jaguara com a Capoeira remonta ao ano de 1975, em Olinda, Recife, quando começou a treinar. De lá para cá, não deixou mais a prática. Em 1981, chegou a São Paulo como aluno na cidade de Itapevi, local onde deu continuidade ao aperfeiçoamento da Capoeira. Foi instrutor, professor e, desde 1991, é reconhecido pela Federação Paulista de Capoeira como Mestre.

Desde 1992, Jaguara é professor na Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, onde trabalha com crianças, adolescentes e adultos.

Em sua trajetória, acumula 16 títulos como jogador, cantador e tocador de Capoeira, entre os títulos, está um mundial conaquistado em 2001, na Europa, como cantador.

Entre os seus mestres estiveram Mestre Zambi, Mestre Gato e o Mestre Burguês.

 

Serviço

Roda dos Capoeiristas de Cotia ‘Herança das Tradições’

Presença confirmada: Mestre Jaguara

Todo segundo sábado do mês

Estreia dia 8 de fevereiro

Das 16h30 às 20h

Local: Praça Joaquim Nunes (Av. Nossa Senhora de Fátima, Vila Monte Serrat, próximo ao Cemitério Central Velho)

Gratuito

Livre

Datas das próximas Roda dos Capoeiristas de Cotia: 8/02, 14/03, 11/04, 9/05, 13/06, 11/07, 8/08, 12/09, 10/10 e 14/11

 

Fotos: Vagner Santos

Endereço

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347

Jardim Nomura - Cotia - SP

CEP 06717-900



Contato

Telefone: (11) 4616-0466

Horário: Segunda a sexta das 8:00 às 17:00

E-mail: samc@cotia.sp.gov.br

© 2019 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.