Rede de saúde de Cotia lança Central de Vídeo atendimento e Teleconsulta com especialidades médicas | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Rede de saúde de Cotia lança Central de Vídeo atendimento e Teleconsulta com especialidades médicas

Saúde * Gestão Estratégica e Inovação * Destaque

Ferramenta inovadora permite que médico e paciente interajam sem a necessidade de contato físico neste momento de isolamento social. Seis médicos fazem o atendimento diário

Começou a funcionar, nesta quarta-feira (1/04), uma Central de Vídeo atendimento e Teleconsulta com especialidades médicas agendadas pela Policlínica de Cotia. O serviço lançado pela Prefeitura de Cotia foi implantado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, com o apoio da Secretaria de Saúde. A medida visa garantir a continuidade dos atendimentos aos pacientes durante o período de pandemia do novo Coronavírus, em que o isolamento social se faz necessário. Seis médicos atendem diariamente, entre otorrino, dermatologista e endocrinologista.

O atendimento é feito por vídeo. “Cotia está saindo na frente e usa a tecnologia a favor da população e, hoje, lançamos mão da tecnologia para garantir o atendimento médico da população que não deve se deslocar à unidade de atendimento. Uma forma de proteger o paciente e os profissionais de saúde”, disse o prefeito Rogério Franco.

Na central, os médicos atendem apenas pacientes em retorno de consultas, pois, de acordo com a Secretaria de Saúde, para o primeiro atendimento é mais indicado que a consulta seja presencial. Cada médico tem condições de atender quatro pacientes remotamente a cada hora. A expectativa é de que sejam atendidas 200 pessoas por dia. “Sabemos que o novo Coronavírus vai mudar toda a nossa forma de relacionamento por um período, e então, vamos usar a tecnologia para oferecer conforto maior à população que precisa ser atendida tecnicamente”, disse Raphael Camargo, titular de Gestão Estratégica e Inovação.

O Secretário de Saúde, Magno Sauter, explicou que as receitas, pedidos de exames e interconsultas serão feitos pelos médicos e retirados pelos pacientes ou familiares. “O atendimento remoto é uma solução possível neste momento de pandemia, a gente pegou todas as agendas de retorno com especialidade médica e estamos dando encaminhamento. Mesmo com a Covid-19 isolando as pessoas, a gente não pode parar, mantivemos os atendimento e o compromisso com a saúde pública de Cotia”, destacou Sauter.

Fotos: Vagner Santos

© 2020 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.