CARREGANDO...

Nas redes sociais

Nota de esclarecimento sobre o hospital de campanha de Cotia | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Nota de esclarecimento sobre o hospital de campanha de Cotia

Saúde * Destaque

Nota de esclarecimento sobre o hospital de campanha de Cotia

SECOM |

whatsapp
Nota de esclarecimento sobre o hospital de campanha de Cotia

A Prefeitura de Cotia esclarece que o Centro de Combate e Referência ao Coronavírus de Cotia está funcionando de forma adequada e respeitando todos os critérios médicos e sanitários para salvar vidas neste momento de pandemia do novo Coronavírus.

O hospital de campanha foi construído pela Prefeitura em duas semanas e está em funcionamento desde o dia 6 de abril. O local oferece 50 leitos, destes, sete são de UTI e quatro têm respiradores para pacientes graves que precisarem de intubação.

Os leitos são individuais e estão separados por alas: amarela, laranja e vermelha para separação dos pacientes por grau de agravamento da situação. Sendo a ala amarela para pacientes com sintomas mais leves (que precisam de internação) e, vermelho para pacientes graves que precisam da UTI.

Até o dia 18 de maio, o hospital de campanha havia atendido 2.294 pacientes, destes, 1.011 foram tratados como casos suspeitos da Covid-19 e 142 tiveram resultado positivo depois de serem submetidos ao teste rápido. Foram anotados ainda 8 óbitos suspeitos de Covid-19, destes 3 foram confirmados, 3 descartados, 1 está em investigação (morador de Cotia) e há 1 óbito de morador de outro município em investigação. Noventa e nove pacientes ficaram internados no Centro de Combate e Referência ao Coronavírus, até 18 de maio.

Inicialmente, os profissionais que atenderam possuíam vínculo com o Instituto Bom Jesus (IBJ) e agora, diante da mudança de cenário da pandemia, por meio de Processo Seletivo - dando ampla publicidade para que todas as pessoas interessadas participassem- a Prefeitura fez a contratação temporária.

Portanto, todas as contratações foram feitas respeitando critérios técnicos, de formação e experiência de cada profissional.

Para funcionamento do Centro de Combate e Referência ao Coronavírus a Prefeitura conta com os profissionais: almoxarifado, assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, controlador de acesso, auxiliares de farmácia, auxiliar de faturamento, copeiras, enfermeiros, enfermeiro de UTI, enfermeiro RT, farmacêutico, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogos, motoristas, psicólogo, recepcionistas, técnicos de enfermagem, técnicos de enfermagem de UTI, técnico de radiologia.

Em relação aos EPI’s, a Prefeitura informa que os funcionários contam com os equipamentos necessários para realizarem o trabalho em segurança. Foi feita uma doação de cobertores para o local e é possível atender a demanda de pacientes que ocupam os leitos neste momento.

Diante de um cenário de muitas notícias falsas, a Prefeitura de Cotia segue trabalhando - acompanhada da ciência e dos técnicos de saúde - para sairmos o mais rápido possível deste difícil momento.

 

Foto: Vagner Santos

Endereço

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347

Jardim Nomura - Cotia - SP

CEP 06717-900



Contato

Telefone: (11) 4616-0466

Horário: Segunda a sexta das 8:00 às 17:00

E-mail: samc@cotia.sp.gov.br

© 2020 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.