Integrantes do SAMU participam de simulado de abordagem de paciente em tentativa de suicídio | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Integrantes do SAMU participam de simulado de abordagem de paciente em tentativa de suicídio

Destaque * Saúde

Nesta semana, cerca de 19 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram de uma simulação de atendimento de paciente em tentativa de suicídio. A abordagem técnica a tentativas de suicídio e compreensão profissional aconteceu no Colégio Desafio, no Jardim Nomura, e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, integrantes do SAMU Cotia, Caucaia do Alto e de Itapevi. O simulado teve o apoio da Secretaria de Saúde, por meio do secretário Magno Sauter.

Durante o treinamento, os profissionais abordaram um homem e uma mulher que, por problemas pessoais e emocionais, tinham a intenção de tentar contra a própria vida. Com diálogo, paciência, técnica e sensibilidade, os profissionais buscaram demover os pacientes da ideia inicial de tirar a vida. De acordo com a enfermeira Renata Santos, coordenadora do SAMU Cotia, no dia 8 de julho haverá uma nova simulação para aprimorar ainda mais a técnica neste tipo de atendimento e atender mais profissionais.

O treinamento foi aplicado pela enfermeira Cintia Cristina da Silva Vasconcelos e por Douglas Fernando Magalhães, PM do Corpo de Bombeiro de SP, e, entre os profissionais que participaram esteve Flávia Ventura, responsável pela regulação da Central do SAMU Regional. “Fundamental a participação da Flávia, pois é a Central é a porta de entrada das ocorrências e o atendimento assertivo começa durante a chamada telefônica”, destacou Renata Santos.

© 2020 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.