Meio Ambiente de Cotia lembra o ‘Dia de Proteção às Florestas’ com plantio | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Meio Ambiente de Cotia lembra o ‘Dia de Proteção às Florestas’ com plantio

Destaque * Meio ambiente e Agropecuária

Meio Ambiente de Cotia lembra o ‘Dia de Proteção às Florestas’ com plantio

Meio Ambiente de Cotia lembra o ‘Dia de Proteção às Florestas’ com plantio

No dia 17 de julho é lembrado o Dia de Proteção às Florestas e o Dia do Protetor da Floresta (o Curupira, figura folclórica conhecida por seus cabelos vermelhos e pelos pés virados para trás). Em Cotia, a data foi comemorada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária com um plantio no Viveiro Municipal, localizado no bairro Maranhão. A ação contou com um pequeno grupo de colaboradores da Secretaria, do Projeto Guardião Ambiental Mirim e da Guarda Civil Ambiental. O secretário Gustavo Gemente também participou do plantio.

A data não poderia passar em branco no município Cotia, pois a sua ligação com o verde é muito grande. A cidade abriga uma das maiores riquezas naturais preservadas do Estado de São Paulo: a Reserva Florestal do Morro Grande, um Patrimônio da Humanidade, que faz parte do cinturão verde da reserva da biosfera da cidade de São Paulo. A Reserva do Morro Grande é um lugar importante para o município, para o estado de São Paulo, para o Brasil e para o planeta.

Na ação desta sexta-feira foram plantadas mudas de ipê amarelo, quaresmeira, pau cigarra e pata de vaca, todas espécies floríferas. Em Cotia, a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária mantém projetos de ampliação da arborização em áreas urbanas, por meio do ‘Cotia +Verde”, educação ambiental com o ‘Guardião Ambiental Mirim’ e incentivo ao plantio, por meio da distribuição de mudas no Viveiro Municipal e em ações conhecidas como ‘Pedágio Ambiental’.

Fotos: Alexandre Rezende

© 2020 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.