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Metade das pessoas abordadas em situação de rua aceitou atendimento

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Metade das pessoas abordadas em situação de rua aceitou atendimento

 

Secretaria de Desenvolvimento Social conseguiu resultado positivo e encaminhou 26 pessoas para o serviço de acolhimento municipal, entre os dias 29 de junho e 16 de julho

 

Desde a 1ª quinzena de junho, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, intensificou o Plano de Ação que já era realizado junto às pessoas em situação de rua no município e fez um balanço positivo das abordagens que aconteceram entre os dias 29 de junho e 16 de julho. No período citado, 49 pessoas foram abordadas (44 homens e 5 mulheres) e 26 aceitaram atendimento no Serviço de Acolhimento Restaurando Vidas, ou seja, 53% de aceitação.

O trabalho é feito por uma equipe multiprofissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Guarda Civil Municipal (GCM). “O atendimento às pessoas em situação de rua é permanente, pois mesmo aceitando ir para o acolhimento, algumas voltam para a situação inicial. O trabalho envolve a tentativa de localizar familiares, verificar se há vínculos e, na medida do possível, reinserirmos o indivíduo à família”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.

As abordagens aconteceram Rua Zacarias Antônio da Silva, Av. Odair Pacheco Pedroso, Rua Demétrio Calfat (UPA Atalaia), Rua Caiapó, Rua Senador Feijó (Praça da Matriz), Estrada da Aldeia, Rua Pinhal, Rua do Cristo, Rua Ametista, Rua Água Marinha, Retorno do km 33, Rua José Lopes Neto, Rua Oito de Dezembro (próximo ao estádio municipal José Lopes Neto), Av. Inocêncio Pires de Oliveira, Rua Joaquina Liberata, Av. Roque Celestino Pires e Terminal Rodoviário de Caucaia do Alto. 

 

Central de Atendimento

          A Secretaria de Desenvolvimento Social lançou uma Central de Atendimento via Whatsapp (11 96300-7500) para que a população possa auxiliar o poder público a localizar pessoas em situação de rua no município de Cotia. Basta enviar um ‘olá’ para o número e a mensagem será respondida com um menu de opções de atendimento, basta responder com o número “9” e informar a localização da pessoa em situação de rua para que a equipe do CREAS programa o atendimento.

 

Rede atendimento e proteção

Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de atendimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do Centro Dia, onde a pessoa em situação de rua pode se alimentar, tomar banho, lavar os seus pertences e participar de oficinas e acessar serviços sociais. Há também o Acolhimento Institucional Projeto Restaurando Vidas pernoite, o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Foto: Alexandre Rezende

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