‘Julho Amarelo’ marca o combate das hepatites virais e a Secretaria de Saúde reforçou ações | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > ‘Julho Amarelo’ marca o combate das hepatites virais e a Secretaria de Saúde reforçou ações

Saúde * Destaque

No mês de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica intensificou a testagem entre os servidores públicos municipais mais vulneráveis ao contágio do tipo C da doença. Teste rápido está disponível a qualquer período do ano no SAE/CTA

Servidores públicos municipais de Cotia que trabalham nas Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, de Saúde e nos Pronto Atendimentos municipais estão entre os grupos vulneráveis ao risco de contaminação por hepatites virais no serviço público. Por conta disso, a Secretaria de Saúde vem realizando ações de orientação, de testagem e de prevenção à Hepatite C – de fevereiro a julho - foram feitos testes em mais de 800 pessoas. A última ação aconteceu na última semana, exatamente no mês conhecido como ‘Julho Amarelo’, movimento que marca o combate das hepatites virais.

Nesta terça-feira (28/07) é lembrado como o Dia Mundial da Hepatite e serve para informar e sensibilizar sobre as hepatites B e C. “O Julho Amarelo é um movimento simbólico para que os profissionais de saúde reforcem as ações de combate à hepatite, mas as ações de prevenção acontecem o ano todo. Em Cotia, por exemplo, desde fevereiro, intensificamos as testagens entre os colaboradores da Prefeitura”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Silvana lembrou ainda que a Secretaria de Saúde oferece o teste rápido gratuitamente para a população no Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) em qualquer período do ano. “O resultado sai em poucos minutos e é importante que pessoas que tenho se exposto ao vírus realize o teste. A hepatite C é uma doença silenciosa e, se não tratada precocemente, pode evoluir para cirrose e, em alguns casos, para o câncer de fígado”, destacou Silvana.

Hepatite C pode ser transmitida em relação sexual sem proteção, compartilhamento de seringas, alicates de cutícula, entre outros, uma vez que esta doença é transmitida pelo contato com o sangue ou fluídos corporais infectados. Contra o tipo C da doença não tem vacina disponível, no entanto, é importante as pessoas procurarem a UBS com suas cadernetas de vacinação para verificarem a necessidade de recebimento da vacina contra a Hepatite B.

Onde fazer o teste da hepatite C?

SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento)

Rua Valdionor Belotti, 105, bairro Santo Antônio do Portão

Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Informações: 11 4616-5921 | email: saecotia@gmail.com

Fotos: Alexandre Rezende

© 2020 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.