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SDS intensifica atendimento a pessoas em situação de rua no período de baixas temperaturas

SECOM |

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SDS intensifica atendimento a pessoas em situação de rua no período de baixas temperaturas

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social mostram que, entre 4 de março e 15 de abril, 27 pessoas foram abordadas nas ruas de Cotia e encaminhadas para atendimento

 

Durante todo o ano, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Cotia realizam o trabalho de abordagem a pessoas em situação de rua em todas as regiões do município. No entanto, com a proximidade de baixas temperaturas e de noites e madrugadas geladas essas ações se intensificam. O plano de ação da Secretaria é executado por uma equipe multiprofissional para oferecer cuidado, atendimento e, quando possível, o restabelecimento do vínculo familiar para essas pessoas.

Um balanço da SDS, referente ao período de 4 de março a 15 abril desse ano, mostra que 27 pessoas que estavam em situação de rua foram abordadas. Todas receberam a oferta de atendimento e de acolhimento, desse total, 21 permanecem no Serviço de Acolhimento mantido pela Prefeitura.

“As ações junto às pessoas em situação de rua são permanentes, mas neste momento, em que as temperaturas caem e essas pessoas sofrem mais em suas condições de vulnerabilidade, o trabalho é intensificado. Temos uma equipe responsável por realizar as abordagens, demandas espontâneas e o atendimento do CRAS e CREAS online, onde a população pode informar a localização da pessoa em situação de rua”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.

A secretária explicou que as pessoas que aceitam são levadas ao acolhimento, podem tomar banho, trocar de roupa, se alimentar, cortar os cabelos, participar de atividades oferecidas no local, são auxiliadas no restabelecimento do vínculo familiar, mas, como muitas têm dependência química, acabam voltando para as ruas. “E é por isso que as ações são permanentes e a abordagem envolve a tentativa de localizar familiares, verificar se há vínculos e, na medida do possível, reinserirmos o indivíduo à família”, disse Mara Franco.

 

Central de Atendimento

A Secretaria de Desenvolvimento Social lançou uma Central de Atendimento via Whatsapp (11 96300-7500) para que a população possa auxiliar o poder público a localizar pessoas em situação de rua no município de Cotia. Basta enviar um ‘olá’ para o número e a mensagem será respondida com um menu de opções de atendimento, basta responder com o número “9” e informar a localização da pessoa em situação de rua para que a equipe do CREAS programa o atendimento.

 

Rede atendimento e proteção

Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de atendimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do Centro Dia, onde a pessoa em situação de rua pode se alimentar, tomar banho, lavar os seus pertences e participar de oficinas e acessar serviços sociais. Há também o Acolhimento Institucional Projeto Restaurando Vidas pernoite, o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

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