Dia Mundial das Aves: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente orienta sobre proteção | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Dia Mundial das Aves: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente orienta sobre proteção

Verde e Meio Ambiente * Destaque

No dia 5 de outubro, quando se lembra o Dia Mundial das Aves, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente orienta a população sobre como conservar e proteger as dezenas de espécies que são encontradas ou que passam pela cidade durante a migração. De acordo com a secretaria, iniciativas, como o programa de arborização urbana ‘Cotia Mais Verde’, são atrativos para aves.

O Brasil é o terceiro país no mundo que mais abriga variantes de aves e, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, orienta sobre como conservar e preservar as aves. Entre as dicas à população estão: não comprar e não comercializar animais silvestres; não manter animais em cativeiro; não matar ou sacrificar os animais; denunciar este tipo de ação e incentivar as pessoas a não a praticarem; não jogar detritos nos cursos d’águas, rios, igarapés e nem desmatar suas margens; não comprar produtos poluentes com refugo não biodegradável; plantar no quintal ou no sítio plantas, arbustos e fruteiras que as aves possam utilizar como abrigo e fonte de alimento.

“Entre os anos de 2001 e 2003, o Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP fez um levantamento na Reserva Morro Grande que catalogou a presença de 198 espécie de aves no local utilizando métodos de amostragem qualitativos e quantitativos. Mas a diversidade de aves é percebida não só na área de mata e o programa Cotia Mais Verde contribuirá para o aumento da presença das aves na área urbana nos próximos anos”, disse Gustavo Gemente, titular do Verde e do Meio Ambiente.

Algumas aves registradas na Reserva do Morro Grande

Rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome) Vira-folha (Sclerurus scansor)

Tiê-de-bando (Habia rubica)

Barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus)

Choquinha-de-garganta-pintada (Rhopias gularis)

Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus) ) - (foto)

Juruva (Baryphthengus ruficapillus)

Araponga (Procnias nudicollis)

Ouvidoria Geral

© 2021 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.