CARREGANDO...

Nas redes sociais

Cotia completa 166 anos e gestão municipal celebra com conquistas para a população | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Cotia completa 166 anos e gestão municipal celebra com conquistas para a população

Trabalho e Emprego * Saúde * Indústria, Comércio e Empreendedorismo * Educação * Desenvolvimento Social * Destaque

Cotia completa 166 anos e gestão municipal celebra com conquistas para a população

SECOM |

whatsapp
Cotia completa 166 anos e gestão municipal celebra com conquistas para a população

Fotos: Alexandre Rezende | Vagner Santos

 

Show gratuito com o cantor Leonardo está marcado para o domingo (3/04), a partir das 20h30, no Estádio Municipal Euclides de Almeida

 

A cidade de Cotia completa 166 anos de emancipação político-administrativa no próximo sábado (2 de abril). Para celebrar a data, está prevista uma sessão solene na Câmara Municipal, a partir das 9h, com a presença de autoridades políticas, civis e militares da cidade, além da população em geral. Já no dia 3 (domingo), a Prefeitura promoverá um show gratuito com o cantor Leonardo, a partir das 20h30, no Estádio Municipal Euclides de Almeida (é obrigatório apresentar comprovante de pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19).

No ano do 166º aniversário de Cotia, a Prefeitura fez grandes inaugurações, como a nova creche de Caucaia do Alto, entregue no dia 16/02; já a nova creche do Jardim Colibri foi inaugurada no dia 24/02. Juntas, as unidades escolares atendem a mais de mil crianças. A cidade também zerou a fila de demanda por creches na rede municipal. “E não para por aí, os 166 anos de Cotia também serão celebrados com mais uma creche e um complexo esportivo que serão entregues no Parque Turiguara. A creche vai atender a mais de 800 crianças e o complexo esportivo vai oferecer estrutura completa para a população com quadras de grama sintética, pista de caminhada, ginásio de esportes coberto, quiosques e muito mais”, afirmou o prefeito Rogério Franco.

No dia 26/03, a cidade ganhou o Novo Complexo Esportivo do Atalaia, com campo com mais de 5 mil m² de grama sintética, minicampos, quadra, pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, estacionamento e arquibancada coberta. “Esta é uma gestão que acredita que investir em esporte é investir em qualidade de vida e saúde. Tanto é assim que, nos últimos anos, entregamos mais de 40 espaços de lazer e esporte, reformamos o ginásio de esportes e contratamos a manutenção periódica de todos os campos municipais”, destacou Franco.

 

Cidade da inclusão: Cotia foi a primeira cidade da região a implantar a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista; distribui material escolar adaptado para alunos de inclusão; oferece atividade esportiva adaptada para a 3ª idade; promove palestras e capacitações para a população e para os colaboradores relacionadas à pessoa com transtorno do espectro do autismo, entre outros.

Desenvolvimento econômico: O Produto Interno Bruno (PIB) saltou em 15,48% de acordo com as últimas medições do IBGE e passou de mais de 11,5 milhões, em 2017, para mais de R$ 13,3 milhões, em 2019.

A cidade também teve um desempenho positivo na geração de empregos. Dados do Caged mostram que, em 2021, 7.897 novos postos de trabalho formais foram criados na cidade. Em relação ao número de empresas e outras organizações atuantes na cidade, o último levantamento do IBGE apontou que Cotia tinha 8.050 empresas instaladas, em 2017, e saltou para 8.878, no ano de 2019.

Entre as melhores para fazer negócios: O estudo ‘Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0 – versão 2020’, realizado pela Urban Systems e divulgado em 2020, pela Revista Exame, mostra Cotia entre os 100 municípios mais bem avaliados em relação a atrativos para o desenvolvimento de negócios, considerando condições específicas. De acordo com o estudo, as melhores notas atribuídas ao município de Cotia estão nos segmentos econômicos de ‘Comércio’ (5,107), ‘Serviços’ (5,716), ‘Mercado Imobiliário’ (3,697) e ‘Educação’ (3,670). Cada nota, a Urban Systems chama de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).

Cidade amiga da Melhor Idade: O município de Cotia segue entre as 150 melhores cidades brasileiras para a terceira idade viver, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2020, pesquisa realizada em parceria entre o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Eaesp). No Ranking das 300 Maiores Cidades do Brasil a cidade ocupa a 124ª colocação. No IDL 75+ a colocação foi 149 e IDL 60-75, a colocação no ranking foi 111.

Endereço

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347

Jardim Nomura - Cotia - SP

CEP 06717-900



Contato

Telefone: (11) 4616-0466

Horário: Segunda a sexta das 8:00 às 17:00

E-SIC e Ouvidoria

© 2021 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.