CARREGANDO...

Nas redes sociais

Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado com palestras | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado com palestras

Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher * Destaque

Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado com palestras

SECOM |

whatsapp
Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado com palestras

Fotos: Vagner Santos | Divulgação Secom

 

Uma programação especial marcou a passagem do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) em Cotia. Dezenas de pessoas acompanharam as palestras que aconteceram no Paço Municipal com especialistas que debateram o tema, trouxeram dados alarmantes sobre este crime, falaram sobre a importância da instrução das crianças sobre o assunto para se protegerem e alertaram sobre a alta subnotificação.

O evento foi promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Na abertura, a titular da pasta de Direitos Humanos, a vice-prefeita Ângela Maluf, salientou que a sociedade precisa se unir na proteção das crianças e adolescentes. “Denuncie, a denúncia vai para os órgãos responsáveis e o caso será investigado. Muitas vezes, ela não sabe que está sendo abusada. A gente sabe. Então, não se cale, disque 100, a denúncia pode ser anônima, mas também ensinem as nossas crianças a se protegerem”, disse.

O Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mauricio Cunha, participou com um vídeo com uma mensagem aos presentes. Ele destacou a importância do app SABE para facilitar o pedido de ajuda das crianças e adolescentes. “Chega de violência contra crianças. Vamos chamar a atenção contra a violência e fazer do Brasil o melhor país do mundo para crianças e adolescentes”, disse.

O Secretário Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo, Fernando José da Costa, foi representado por Jeniffer Caroline Luiz, coordenadora dos programas de Defesa da Cidadania. “Parabéns pela movimentação no dia de hoje, esta pauta bate à nossa porta o tempo todo e o nosso papel é unir autoridades para discutir políticas públicas contra esta cultura de violação dos direitos das crianças que, em sua maioria, acontece dentro de casa”, afirmou.

No evento, os palestrantes apresentaram dados alarmantes como: menos de 10% dos abusos contra crianças e adolescentes são denunciados; a cada hora, 2 a 3 casos de abusos acontecem no Brasil; o país é o segundo colocado no triste ranking de abuso de adolescentes no mundo.

Também ministraram palestras a psicóloga da Delegacia de Defesa da Mulher de Cotia, Luciana Santos; a Delegada de Defesa da Mulher de Barueri, Priscila Camargo; o investigador da Polícia Civil e Chefe do Departamento de Inteligência do Demacro, Paulo Zanatta; a deputada estadual Damaris Moura; a Promotora de Justiça e idealizadora do ‘Justiceiras’, Gabriela Manssur; a vereadora de Osasco e procuradora especial da mulher, Ana Paula Rossi; a advogada presidente da comissão da mulher da OAB Cotia, Silvia Cursino; e a assistente social do CREAS, Ana Maria Belchior.

Endereço

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347

Jardim Nomura - Cotia - SP

CEP 06717-900



Contato

Telefone: (11) 4616-0466

Horário: Segunda a sexta das 8:00 às 17:00

Ouvidoria

© 2021 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.