Duplicação do viaduto sobre a linha férrea, em Caucaia do Alto, chega à etapa final | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Duplicação do viaduto sobre a linha férrea, em Caucaia do Alto, chega à etapa final

Obras e Infraestrutura Urbana * Destaque

Fotos: Juliano Barbosa

Em 2020, a Prefeitura de Cotia entregou a duplicação dos 12 km da estrada que passou a contar com duas faixas em cada sentido, canteiro central e iluminação moderna

Chega à etapa final a obra de duplicação do viaduto da Av. Pref. Ivo Mário Isaac Pires, a Estrada de Caucaia. Os trabalhos estão sendo executados por uma empresa contratada pela Prefeitura de Cotia e são a última fase do projeto de duplicação da estrada de Caucaia, pois para que estas intervenções fossem realizadas, a Prefeitura precisava de alguns licenciamentos e autorizações de concessionárias, uma vez que sob o viaduto passa a linha férrea Mairinque-Santos.

Em 2020, a administração municipal entregou a duplicação dos 12 km de extensão da estrada, foram implantadas duas faixas em cada sentido, canteiro central, padronização de calçadas, novos retornos, iluminação de qualidade, entre outros, neste que foi a maior obra viária da cidade de Cotia.

No início de setembro, a empresa contratada pela Prefeitura deve concluir a implantação do canteiro central, a construção dos muros laterais e as calçadas nos dois lados do viaduto. Ainda no início de setembro, o trecho estará pronto para ser pavimentado. Com a conclusão da obra, o viaduto contará com cerca de 14 metros de largura em cada sentido e iluminação moderna.

Obra complexa

O viaduto da estrada de Caucaia do Alto foi construído na década de 70 e, para fazer a duplicação, foi necessário executar uma reestruturação nos pilares, na base e na parte de cima, além de fazer todo reforço estrutural.

De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana de Cotia, que acompanha a obra diariamente, como o projeto do viaduto executado pelo Estado não foi localizado, fez-se necessária a realização do escaneamento de toda a estrutura existente para identificar passagens de ferragens.

Nesta fase de escaneamento da arte existente, foram identificados caixões perdidos (parte oca no viaduto) na estrutura e que precisaram ser sanados, uma vez que a nova faixa de rolagem passa no trecho que era a calçada antes da duplicação. Tubulações de água da Sabesp, que passavam sobre o viaduto, foram transferidas para a parte debaixo.