Prefeitura de Cotia inicia implantação da governança e proteção de dados | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Prefeitura de Cotia inicia implantação da governança e proteção de dados

Destaque * Gestão Estratégica e Inovação

Prefeitura de Cotia inicia implantação da governança e proteção de dados

Prefeitura de Cotia inicia implantação da governança e proteção de dados

Primeira fase da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados contou com capacitação de colaboradores de diversas secretarias

Na manhã desta quinta-feira (10/11), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (SGEI), iniciou a implantação do sistema de governança e proteção de dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) -  Lei Federal 13.709/2018. A primeira etapa da implantação contou com uma palestra de capacitação sobre a LGPD para colaboradores de diversos departamentos municipais que lidam com dados de munícipes, como Habitação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros.

A implantação da LGPD no serviço público municipal será coordenada pela empresa Ymsec, em parceria com a SGEI. Durante a capacitação dos colaboradores, o responsável técnico pela Ymsec, Yago Morgan, esclareceu sobre as fases da implantação que passará pela organização do time (governança), classificação dos dados (sigilosos, públicos, etc), implementação da LGPD e auditoria.

Durante a palestra, a empresa Ymsec esclareceu dúvidas de colaboradores, explicou a diferença entre os tipos de informações e como a LGPD converge com a Lei de Acesso à Informação e à Transparência. “Nas próximas etapas da implantação da LGPD em Cotia, vamos fazer o mapeamento de quem são os controladores, operadores e encarregados de dados, vamos descartar dados desnecessários e aumentar a segurança da circulação de informações nos departamentos”, explicou Raphael Camargo, titular da SGEI.