Programação especial marcou a Caminhada pela Cultura de Paz e a Consciência Negra | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Programação especial marcou a Caminhada pela Cultura de Paz e a Consciência Negra

Destaque * Educação * Cultura e Lazer * Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher

Fotos: Vagner Santos

No domingo (13/11), Caucaia do Alto recebeu uma grande programação artístico-cultural para comemorar as duas celebrações

Durante todo o domingo (13/11), o distrito de Caucaia do Alto, na Praça dos Romeiros, se transformou no palco de duas grandes celebrações: a 5ª Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia e o Dia da Consciência Negra. Representantes de diversos movimentos culturais e religiões participaram da festa que contou com atrações para pessoas de todas as idades.

A Caminhada Pela Cultura da Paz abriu a programação do dia partindo da entrada do distrito (ao lado do estádio de futebol) até o local da festa (Praça dos Romeiros) onde a Prefeitura de Cotia montou uma estrutura com show, apresentações culturais, tendas, exposições, atividades para crianças, entre outras. A programação emendou as celebrações do Dia da Consciência Negra (lembrado em 20/11).

O Movimento de Cultura de Paz Cotia nasceu por iniciativa de representantes de religiões de matriz africana, Candomblé e Umbanda. Inicialmente, o evento foi batizado de Caminhada do Axé. Porém, os próprios integrantes das casas de matriz africana defenderam que o movimento fosse inclusivo, de defesa dos direitos todas as culturas e suas manifestações, promovendo valores e uma nova atitude e uma nova relação humana: de respeito ao comportamento, à crença religiosa e sua profissão de fé, aos povos e suas origens, gênero, promoção da solidariedade e dos direitos humanos, da democracia e da preservação do planeta. A partir desta atitude várias outras entidades se juntaram ao movimento, tornando-se inter-religioso e multicultural.

Desde 2018, o movimento Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia é realizado pela Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, Mensagem de Silo, Instituto Gira Sol, Parque de Estudos e Reflexão de Caucaia do Alto, Casa de Ayrá Tradição e Cultura, Ilê Orixá Obá Ayrá e Secretarias de Cultura e Lazer, dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, com apoio da Secretaria de Educação.