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Cotia lança plataforma de acessibilidade do projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’

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Cotia lança plataforma de acessibilidade do projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’

Fotos: Vagner Santos

 

Por meio de aplicativo, alunos com deficiência terão acesso ao conteúdo de livros através de audiodescrição e de LIBRAS

 

Na tarde desta terça-feira (22/11), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação, lançou a Plataforma de Acessibilidade do projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’. Inicialmente, a plataforma foi disponibilizada para os cerca de 67 alunos do CEUC EE Diego Cristian Bazilio Camargo e, em 2023, será estendida para todos os alunos com deficiência matriculados na rede regular de ensino. Com isso, Cotia se torna a primeira cidade da região a oferecer aos alunos com deficiência acesso ao conteúdo dos livros literários por meio de audiodescrição e LIBRAS.

“O ‘Minha Primeira Biblioteca’ é um projeto de incentivo à leitura. Os alunos da rede municipal receberam uma caixa com diversos livros, escolhidos pela nossa equipe de acordo com o nível escolar e idade, mas faltava a inclusão. Hoje, iniciamos esta plataforma e podemos dizer que estamos fazendo o projeto de incentivo à leitura contemplar a todos”, disse o Secretário de Educação, Luciano Corrêa. “E, no ano que vem, todos os alunos com deficiência, não apenas os do CEUC, terão acesso à plataforma”, completou.

Presente ao lançamento da plataforma, Sônia Esplendor, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrou a conquista, mas alertou que a luta pela inclusão continua. “Cotia dá um salto. Em tempos em que para muitos a acessibilidade está ligada apenas à arquitetura e a rampas, vemos que este projeto de leitura quebra barreiras, dá acesso à imaginação e oportunidades. Estamos distantes do mundo ideal para a pessoa com deficiência, mas cada degrau deve ser celebrado”, avaliou.

A moradora do Jd. Leonor, Kelly Bezerra, esteve no lançamento com o seu filho, o Danilo, de 13 anos. O garoto é autista e a mãe viu na plataforma uma maneira de se integrar mais à vida escolar e ao incentivo à leitura para o filho. “[acessibilidade] fazia falta. Os jovens gostam de estar on-line e eu sabia onde e o que oferecer para meu filho. Agora estarei alinhada com a escola e com o conteúdo que é certo e adequado para ele. Achei muito interessante”, disse Kelly.

O acesso à Plataforma de Acessibilidade é individual. O responsável pelo aluno recebeu um código para acessar a ferramenta através de um dispositivo móvel, como tablet ou celular. Para tanto, precisará baixar o aplicativo e criar um login. Depois que baixar o conteúdo, não precisa de conectividade para acessar o material.

O processo de disponibilização da Plataforma de Acessibilidade foi realizado pela equipe da Divisão Educacional, por meio do Núcleo da Educação Especial e do Núcleo Pedagógico.

 

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