CARREGANDO...

Prefeitura envia notificação para proprietários de imóveis com divergências no IPTU | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Prefeitura envia notificação para proprietários de imóveis com divergências no IPTU

Fazenda * Destaque

Prefeitura envia notificação para proprietários de imóveis com divergências no IPTU

SECOM |

whatsapp
Prefeitura envia notificação para proprietários de imóveis com divergências no IPTU

MATÉRIA ATUALIZADA EM 6 DE JANEIRO DE 2023. ACESSE AQUI E CONFIRA.

 

Levantamento feito pela Prefeitura apontou divergência em alguns imóveis em relação à área construída e o que está cadastrado junto à Fazenda municipal

 

A Secretaria da Fazenda de Cotia começou a enviar um Informativo aos proprietários cujos imóveis apresentam área construída divergente da que está cadastrada junto à municipalidade para efeito de cálculo do IPTU. A divergência foi constatada por meio de um trabalho de atualização do cadastro de imóveis em todo o município utilizando imagens aéreas e frontais das propriedades. O Informativo comunica ao proprietário qual foi a diferença de área construída identificada em relação ao que está cadastrado e estabelece um prazo para que seja feita uma contestação.

O envio da notificação está sendo feito antes do carnê de cobrança do IPTU. Caso o proprietário não apresente manifestação contrária ao levantamento solicitando revisão e correção por parte da Prefeitura no prazo estipulado no Informativo, a Secretaria da Fazenda emitirá a cobrança do imposto com base na nova área construída apurada durante o levantamento.

No próprio documento emitido pela Prefeitura constam todos os procedimentos para a abertura do processo de revisão, caso o proprietário não concorde ou tenha dúvidas sobre a atualização. A contestação deverá ser apresentada no Centro Integrado Tributário (CIT), presencialmente, a partir do recebimento do Informativo até o dia 31 de janeiro de 2023.

O documento traz um link, usuário e senha para que o contribuinte acesse as alterações identificadas pelo levantamento da Prefeitura e, ao acessar esta página, o contribuinte tem a opção de agendar o atendimento.

 

O que é o Informativo?

Um documento em que a Prefeitura comunica ao proprietário de um imóvel que a área construída em sua propriedade está divergente da área cadastrada na Prefeitura.

 

Quem vai receber o Informativo?

Somente proprietários de imóveis onde a Prefeitura identificou divergência entre a área construída e a área cadastrada.

 

O que muda quando a Prefeitura identifica a diferença?

O valor do IPTU, já que, entre outros, o imposto é calculado considerando o metro quadrado efetivo de área construída.

 

O que eu faço se receber o Informativo?

Consulte as informações apresentadas pela Prefeitura e, se concordar, basta desconsiderar o documento, caso tenha dúvidas ou discorde das alterações, siga as orientações dadas no documento para apresentar a sua contestação.

 

Se eu não concordar, posso ir direto ao CIT?

Não. O atendimento neste caso será feito apenas com agendamento que deverá ser feito no link enviado pela Prefeitura com usuário e senha informados.

 

Quando poderei fazer a contestação?

A partir do recebimento do Informativo até 31 de janeiro de 2023.

 

Se eu perder o prazo?

A Secretaria da Fazenda emitirá a cobrança do imposto com base na nova área construída identificada durante o levantamento

 

Vou precisar apresentar documentos?

Sim: o original do Informativo, original e cópia do RG e CPF, Projeto Aprovado ou Habite-se (se houver), original e cópia da Matrícula atualizada emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, escritura ou documento de compra e venda reconhecido em Cartório (caso o imóvel não esteja cadastrado em seu nome e, procuração do proprietário ou do compromissário cadastrado (caso o imóvel não seja de sua propriedade).

Endereço

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347

Jardim Nomura - Cotia - SP

CEP 06717-900



Contato

Telefone: (11) 4616-0466

Horário: Segunda a sexta das 8:00 às 17:00

Ouvidoria

© 2022 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.