Secretaria de Obras e a Defesa Civil intensificam ações para mitigar os impactos da chuva | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Secretaria de Obras e a Defesa Civil intensificam ações para mitigar os impactos da chuva

Destaque * Defesa Civil * Obras e Infraestrutura Urbana

Desde a última sexta-feira (2/12), quando a cidade de Cotia começou a registrar grandes volumes de chuvas, especialmente nos períodos da tarde e da noite, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Defesa Civil e de Obras e Infraestrutura, intensificou as ações para minimizar os impactos, como desobstrução de galerias de água, limpeza de ruas, remoção de galhos de árvores nas vias e a retirada de árvores inteiras que obstruem a passagem. A manutenção na drenagem urbana acontece o ano todo, mas neste período precisa ser reforçado.

Uma força-tarefa foi montada e equipes das duas secretarias têm atuado dia e noite nas ocorrências. Caminhões com caçamba, máquinas, serras elétricas, caminhão munck e outros equipamentos são utilizados nos trabalhos. “As chuvas dos últimos dias vieram com ventos fortes e derrubaram muitos galhos e árvores. Estamos com nossas equipes reforçadas para fazermos os atendimentos emergenciais”, disse o Secretário de Defesa Civil, Lincoln Júnior.

Ainda segundo Lincoln, por conta da demanda, há casos em que a Defesa Civil faz a liberação da via obstruída por queda de árvore e, depois de algumas horas, uma equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura consegue ir ao local recolher os troncos e galhos. “Pedimos a compreensão dos moradores, mas a prioridade é eliminar riscos e liberar vias”, salientou.

Nas ocorrências em que as árvores caíram sobre fiação elétrica, a Defesa Civil e a Obras e Infraestrutura só conseguiram fazer a remoção depois que a Enel fez o desligamento da rede.

Nos últimos dias, as duas secretarias atenderam diversas ocorrências relacionadas à queda de árvore com obstrução total de vias, obstrução parcial de vias, sobre fiação elétrica, sobre residência, além de vistoria em imóveis e queda de muro. A Defesa Civil reforçou o pedido para que os moradores evitem sair de suas casas durante as fortes chuvas e, estando fora, procurem um local seguro, jamais fiquem embaixo de árvore e não passem em locais alagados. A Defesa Civil atende pelo número 199.