Educação em Cotia avança 70 posições em ranking da Urban Systems | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Educação em Cotia avança 70 posições em ranking da Urban Systems

Destaque * Educação * Governo

Educação em Cotia avança 70 posições em ranking da Urban Systems

Educação em Cotia avança 70 posições em ranking da Urban Systems

Foto: Vagner Santos

Na última semana, a Revista Exame publicou o Estudo ‘Melhores Cidades para Fazer Negócios Edição 2022’ encomendado para a Urban Systems. De acordo com o levantamento, a cidade de Cotia registrou a 17ª melhor colocação nacional no indicador ‘Educação’, com nota 4,351. No estudo anterior, divulgado em 2021, a Educação em Cotia havia ficado em 87º lugar. O salto foi de 70 posições no ranking.

Desde 2014, o estudo avalia as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios com base em análise de dados por segmentos econômicos como: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário/construção civil e agropecuária.

O levantamento da Urban Systems mostrou um aumento de 3,38% no número de matrículas da educação básica em Cotia, entre 2020 e 2021, com base em dados do Inep. Também foi registrado um saldo positivo de empregos na área da educação em Cotia de janeiro a agosto de 2022, em relação ao dia 1º de janeiro deste ano: na área da educação foram criados 337 postos de emprego, de acordo com dados do Caged.

“Estudos como este, que reúnem indicadores de órgãos oficiais, auxiliam o poder público a fazer uma leitura de todas as áreas e, com isso, traçar projetos, investir em melhorias, ampliação e continuidade de ações. É muito bom recebermos resultados mostrando avanço em uma área fundamental como a educação”, comentou o prefeito Rogério Franco.

No indicador de ‘comércio’, Cotia ficou com a 26ª colocação no ranking nacional e, em ‘mercado imobiliário’, a cidade ficou em 56ª. Nos indicadores ‘serviços’, ‘indústria’ e ‘agro’ a cidade não atingiu a pontuação necessária para o ranking. O estudo foi realizado com dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes (estimativa IBGE 2021), totalizando 326 cidades.