CARREGANDO...

Durante o ‘Janeiro Roxo’, Saúde de Cotia reforça conscientização sobre a hanseníase | Prefeitura de Cotia

Início > Notícias > Durante o ‘Janeiro Roxo’, Saúde de Cotia reforça conscientização sobre a hanseníase

Saúde * Destaque

Durante o ‘Janeiro Roxo’, Saúde de Cotia reforça conscientização sobre a hanseníase

SECOM |

whatsapp
Durante o ‘Janeiro Roxo’, Saúde de Cotia reforça conscientização sobre a hanseníase

Foto: Divulgação SMS Mesquita

 

Popularmente conhecida como lepra, a hanseníase tem cura se tratada corretamente. Exame e tratamento são gratuitos e oferecidos pelo SUS

 

Tradicionalmente, no primeiro mês do ano, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica, com o apoio da Atenção Básica, realiza a Campanha ‘Janeiro Roxo’, que visa disseminar informações sobre a hanseníase, que popularmente era conhecida como lepra. O mês marca a Luta Mundial contra a Hanseníase e, em todas as partes do planeta, os serviços de saúde buscam alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. No Brasil, tudo é oferecido gratuitamente pelo SUS e a doença tem cura se tratada corretamente, do contrário, pode deixar sequelas.

O diagnóstico da doença pode ser feito em um consultório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos). Como a doença infecciosa, pessoas que convivem com quem tem hanseníase também devem passar por avaliação médica

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em Cotia, o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) é a unidade de referência para atendimento de casos suspeitos de hanseníase. No entanto, o morador deve procurar o primeiro atendimento e orientações na Unidade Básica de Saúde mais próxima, caso identifique os primeiros sinais da doença, como: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, após avaliação na UBS, o paciente poderá ser encaminhado para o SAE/CTA, que fica no Parque Bahia.

 

O que é hanseníase?

É uma doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

De onde vem a doença?

A hanseníase não é hereditária. É causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).

 

Endereço

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1347

Jardim Nomura - Cotia - SP

CEP 06717-900



Contato

Telefone: (11) 4616-0466

Horário: Segunda a sexta das 8:00 às 17:00

Ouvidoria

© 2022 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.