A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (21/02), a abertura do 1º Gestor em Foco, no Auditório do Colégio Mario Schenberg. O evento continua nesta quarta-feira (22/02) com oficinas no período da manhã e palestra com a pedagoga Silvia Collelo. Além de autora de livros e coordenadora do “Grupo de estudos e pesquisa sobre Alfabetização e Letramento”, Colello tem mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da USP.
Durante a primeira etapa do Gestor em Foco, que reuniu mais de 100 diretores da rede municipal de ensino, o Secretário de Educação, Luis Gustavo, deu boas-vindas a todos e destacou que o objetivo maior é “investir no educador, trazer novas experiências e troca de vivências”.
Entre as novidades do evento, o secretário anunciou aos diretores a parceria com a Fundação Lemannm, através do Programa Gestão para Aprendizagem. O município passou por um criterioso processo de seleção com mais de 70 inscritos, foi selecionado entre 22 finalistas e está entre as sete cidades aprovadas e contempladas com a iniciativa pioneira no município.
“Investir na formação do gestor é fundamental para o início de qualquer trabalho. Esse investimento é extensivo aos coordenadores, professores e nossos estudantes. O início ideal para nós, é começar por vocês, gestores”, afirmou Rogério Bernardo, diretor pedagógico.
Durante a apresentação da equipe técnica da gestão, a supervisora Lilian Saviolo ressaltou: “esse encontro foi muito desejado, chegou o dia. Que possamos sair daqui melhores do que chegamos e que este seja o primeiro de muitos outros encontros”.
Com o tema Gestão Escolar Democrática, o palestrante titular da USP e autor de vários livros Vitor Henrique Paro ministrou por cerca de duas horas sobre o papel do gestor em todos âmbitos. Salientou a função administrativa, pedagógica, mediador, o papel da escola, o valor do trabalho, como pensar a educação, promover o interesse pela aprendizagem, humanização, participação dos pais na vida escolar e o constante questionamento sobre o que podemos fazer, entre outros.
Vitor Paro enfatizou em muitos momentos da palestra a importância dos envolvidos no processo de aprendizagem e educação se colocarem como sujeitos dessa ação. “Diretor, coordenador, professor, alunos e comunidade devem ser vistos como sujeitos do processo de aprendizagem”, disse.
Após a palestra, os participantes acompanharam as oficinas temáticas. Foram elas: Novos Tempos e Novo Espaço na Educação Especial, Registros Reflexivos na Escola, A Importância da Leitura, Modalidades Organizativas e Práticas da Gestão.
Os diretores participaram das oficinas e deram suas impressões sobre as sensações experimentadas. “Esse momento está sendo impar na vida de cada um de nós. É um momento de aprendizagem, com descontração e troca de experiências. Uma palestra bacana, conteúdo enriquecedor, almoço delicioso e as oficinas nos proporcionam sensações que nos fazem colocar no lugar do outro, como na oficina de inclusão. E o melhor é que são experiências que podemos reproduzir em nosso ambiente escolar”, afirmou a diretora do Centro Educacional Graciliana Maria da Conceição, situado no Jardim Arco Iris, Camila Pereira.
Para a gestora da E. M José da Costa Chaves, localizada no bairro Belizário, “a educação é um caminho onde o gestor percebe que pode praticar muitas ações maravilhosas. O mundo melhor que queremos tem que começar pela educação. O fato de sair da escola para vivenciar novas experiências, a fala da palestra dá uma visão de qualidade do todo e do que se pode fazer. As dinâmicas estão de acordo com a nossa realidade e o fato de pensar o novo eleva nossa autoestima e nos ajuda a refletir sobre o que podemos mudar e praticar”, disse.
Entre os assuntos que também foram discutidos no encontro estão as ações de fortalecimento da atuação do diretor. A diretora da unidade escolar Ernesto Benedito de Camargo, do bairro Jardim Elias, destaca que a experiência foi enriquecedora. “Participei de uma oficina que enfatiza o saber ouvir e poder falar no contexto da escola com nossos professores, alunos e comunidade. É muito gratificante participar de encontros como estes que são enriquecedores. Trabalho com amor, gosto do que faço e vou levar o que aprendi aqui para a minha escola. Queremos isso, a oportunidade de enriquecer nossas ideias”.
Participaram do encontro a diretora acadêmica da Faculdade Mário Schenberg, Aparecida Maria Clapis de Paula e o diretor pedagógico do Colégio Mario Schenberg, Marco Antonio.