Busca

A Bandeira de Cotia

O Brasão do Município de Cotia é um escudo português seguindo tradição no Brasil. Cortado no primeiro de azul, um pico de montanha em preto, tendo a direita uma estrela de prata, de cinco pontas, e a esquerda uma coroa de ouro com pedrarias. No segundo em verde, com uma faixa ondeada de prata. Sobre o escudo uma coroa mural de ouro. Na parte inferior um listel de prata, carregado de letras, formando a palavra Cotia, ladeadas pelas datas 1723 e 1856. A cor azul simboliza o clima ameno e saudável da cidade. A coroa de ouro com pedrarias, lembra a padroeira do município, Nossa Senhora do Monte Serrat. 

A estrela de prata, evoca os nomes dos filhos ilustres do município: padre Diogo Antonio Feijó, padre Manoel das Dores Rocha, José Araújo de Novaes, Bento José dos Santos, Pedro Lopes de Camargo, Manoel Batista Cepelos e outros.

O pico de preto, evidencia a situação geográfica da cidade, que está em cima de um monte. A cor verde representa os campos férteis. A faixa ondeada de prata lembra o Rio Cotia. No listel de prata, a data 1723 evoca a fundação do arraial e a segunda, 1856, a sua elevação a município.

Na parte central da fita, o nome do município que identifica o brasão. Sobre o Escudo e coroa, mural de ouro que é símbolo universal de independência política dos municípios.

(Fonte: Wikipedia)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
...