Na sexta-feira (8 de março), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de Cotia realizará a ação educativa ‘Movimento Mulher’, das 12h às 19h, na Praça da Matriz, para promover a saúde integral das mulheres cotianas. A programação também marcará a abertura dos eventos que acontecerão durante a Campanha Março Lilás, que visa conscientizar as mulheres sobre o cuidado com a saúde, física e psicossocial, e assegurar a sua integralidade, mobilizando-as sobre os sinais e perigos de doenças, como o câncer de colo de útero, e a eficiência dos exames preventivos para o rastreamento e detecção precoce.
No dia, a equipe multidisciplinar da Secretaria oferecerá atendimentos com: aferição de pressão arterial, orientações sobre o câncer de colo de útero e de mama e a importância de seus exames de prevenção (Papanicolaou e Mamografia), planejamento familiar, prevenção ao uso de drogas e álcool e ISTs /AIDS (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
O ‘Movimento Mulher’, portanto, leva a informação e os serviços de assistência médica necessários para esta população, e, assim, tentar reduzir os índices de mortalidade feminina por câncer e outras doenças.
O câncer de colo de útero
No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi de 4,51 óbitos/100 mil mulheres, em 2021 (INCA, 2023).
O câncer de mama
A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,71 óbitos/100.000 mulheres, em 2021. Os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no Brasil, representando 16,1% do total de óbitos por câncer. O Sudeste está entre as regiões com maiores taxas (INCA, 2022).
Serviço:
Movimento Mulher – Campanha Março Lilás | Mês da Mulher
Data: 8 de março – sexta-feira
Horário: das 12h às 19h
Local: Praça da Matriz – Centro de Cotia
Público-alvo: Mulheres de Cotia
Programação:
Aferição de PA (Pressão Arterial);
Orientações sobre o câncer de colo de útero de mama;
Orientações sobre a importância da realização dos exames de Papanicolaou e Mamografia;
Orientações sobre Planejamento Familiar;
Orientações sobre o uso de álcool e drogas;
Orientações sobre IST/AIDS.