De acordo com a última atualização da empresa Viação Raposo, sediada em Cotia e responsável pela operacionalização das linhas municipais, até a manhã desta segunda-feira (7/07/25), vinte e oito veículos da empresa foram alvos de ataques no município, desde o início da onda de vandalismos anotada em diversas cidades. Frente a isso, a Guarda Civil Municipal (GCM) reforçou as ações ostensivas para coibir os ataques e capturar os responsáveis por estes crimes. Na sexta-feira (4/07), por exemplo, um menor chegou a ser apreendido suspeito de ter vandalizado um ônibus na estrada da Roselândia.
O menor foi encontrado na altura do Parque Monjolo. Portando um artefato confeccionado em cano PVC utilizado para arremesso de pedra e de bolinha de gude, o jovem estava a poucos metros de onde um coletivo havia acabado de ser atacado. Uma pessoa ficou ferida.
A GCM chegou rapidamente ao local depois de receber um chamado via Central de Comunicação (Cecom 153). A viatura mais próxima da ocorrência, identificada por geolocalização, se deslocou para a estrada da Roselândia e rapidamente encontrou o menor. Ele negou ser responsável pelo crime, mas foi levado à delegacia e colocado à disposição das autoridades.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Cotia, GC Fabrício Dourado, as ações da GCM foram intensificadas nas ruas com o objetivo de coibir e combater este crime. “Estamos nas ruas coibindo este tipo de ataque que está causando medo na população de bem. Estamos com vistas à localização e prisão dos responsáveis por estes ataques”, comentou o secretário.
O secretário GC Fabrício Dourado afirmou que a GCM a população pode colaborar com a localização e identificação de criminosos denunciando atitudes suspeitas e crimes por meio do 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar). A polícia civil é a responsável pela investigação das ocorrências.