Imagem perspectiva do entreposto de Cotia
Está em andamento a construção do projeto de implantação do entreposto de agricultura familiar de Cotia. O depósito logístico deve ser instalado em Caucaia do Alto beneficiando agricultores de Cotia e cidades vizinhas, como Ibiúna, São Roque, Mairinque e outros. Nesta semana, uma equipe da Secretaria de Trabalho e Renda, responsável pelo projeto na cidade, esteve na cidade de Curitiba, no Paraná, para conhecer o Ceasa da capital paranaense que é referência nacional.
A comitiva cotiana esteve liderada pelo titular da pasta, o secretário Michel da Silva Alves, e foi recebida pelo presidente do Ceasa, Éder Bublitz, que apresentou o equipamento, falou da dinâmica do funcionamento, licitação dos boxes e da importância do entreposto na valorização do trabalho de produtores rurais para o sucesso familiar no campo. Cotia pretende incorporar os conhecimentos obtidos à realidade municipal.
A visita técnica auxiliará Cotia a aprimorar a organização do setor agrícola, a estruturar formas de financiamento aos agricultores, a criar espaço para beneficiamento e valorização de mercadorias e a viabilizar a implantação de um Banco de Alimentos capaz de atender pessoas em situação de vulnerabilidade e entidades assistenciais.
O entreposto de Cotia deve ser instalado em uma área pública de 62 mil m², localizada a apenas 700 metros da rodovia Bunjiro Nakao. Serão 60 docas, área de eventos, espaço de capacitação, estacionamento, administração, entre outros. O projeto já recebeu aceno favorável do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e a cidade segue atuando para torná-lo realidade.