Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP) de Cotia dão conta de que, entre os dias 12 e 30 de setembro de 2025, a Casa de Acolhimento e Abordagem ‘Pastor Lídio e Poeta Caju’ (rua Catarina Etelvina, 214, Vila São Francisco) realizou 425 atendimentos a pessoas em situação de rua. A casa de passagem foi inaugurada no dia 12 de setembro, na região central de Cotia, com acomodações para pernoite com capacidade para 20 pessoas, número que, segundo a Secretaria, pode ser ampliado.
Os registros mostram que 80% dos atendimentos foram realizados para o público masculino e, no período, seis pets pernoitaram na casa de passagem. “Este espaço é reflexo do respeito e cuidado que esta gestão tem como todos, especialmente com os mais vulneráveis”, disse o prefeito Welington Formiga. A média é de 22 atendimentos por dia no local.
Nem todos os atendimentos são de pernoite, há casos em que a pessoa em situação de rua passa pelo local apenas para se alimentar e para tomar banho, muitas destas pessoas não são de Cotia, são os chamados ‘trecheiros’. Além de se alimentar, tomar banho e dormir, a casa de passagem de Cotia oferece a possibilidade de atendimento psicológico, com assistente social e encaminhamento para abrigo e reabilitação.