Cotia começa a vacinar gestantes contra bronquiolite neste sábado (6)

Vacina protege bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Podem receber o imunizante grávidas a partir da 28a semana de gestação, sem restrição de idade
O grupo prioritário é o das gestantes a partir da 28ª semana de gravidez / Foto: João Risi/MS

A Secretaria de Saúde de Cotia promove neste sábado (6) ação de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR). As doses serão aplicadas na Secretaria de Saúde entre 9h e 16h. 

O público alvo é o das gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.  

Essa é a primeira vez que o imunizante, indicado para gestantes como forma de proteger recém-nascidos de bronquiolite e pneumonia, será distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS).  

A produção da vacina é do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica norte-americana Pfizer, para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.  

“A introdução da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no calendário nacional de vacinação de gestantes é de extrema importância, pois garante proteção ao recém-nascido nos primeiros meses de vida”, destacou a Enfermeira Naiara Martins, responsável Técnica do Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CADI), da Secretaria de Saúde de Cotia.  

Ela explica que a vacina contribui para a prevenção de doenças graves do trato respiratório, como bronquiolite e pneumonia, que são causas frequentes de internação e óbito infantil. “A vacinação das gestantes é fundamental, pois os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos ao bebê por meio da placenta e do aleitamento materno, oferecendo proteção nos primeiros seis meses de vida.”. 

O Vírus Sincicial Respiratório ataca as vias respiratórias e os pulmões, sendo transmitido por tosse, espirros e objetos contaminados. Seus sintomas lembram o de um resfriado na maioria das pessoas, mas a doença tende a se agravar em bebês e crianças pequenas por questões imunológicas. 

“Com a boa adesão das gestantes à imunização, espera-se reduzir significativamente os casos graves da doença”, finaliza a Enfermeira.  

A vacina contra o VSR tem potencial para prevenir ao menos 28 mil internações por ano, oferece proteção imediata aos recém-nascidos e deve beneficiar aproximadamente 2 milhões de bebês nascidos vivos, segundo o Ministério da Saúde. 

Para receber a vacina é necessário apresentar comprovante da idade gestacional (cartão de pré-natal ou ultrassom) e CPF. A partir do dia 8 (segunda-feira) vacina ficará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).  

Serviço: 

Vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório (VSR) 

Quando: 6 de dezembro (sábado) 

Horário: das 9h às 16h 

Local: Secretaria da Saúde de Cotia  

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1401 – Parque Bahia 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar