ProconSP – Cotia

Endereços:

CAC – Centro Admirativo de Cotia –   R. Jorge Caixe, 306A, 3° andar – Jardim Nomura – 06716-900 Telefone:  (11) 4616-0466– RAMAL 7468
E-mail: sereg@cotia.sp.gov.br

Caucaia do Alto Rua Manoel Ferraz de Almeida, 38 Telefone:  (11) 4242-3759

Forma de atendimento:
Atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Secretaria: Relações Institucionais

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor dispõe de dois postos de atendimento em Cotia, cuja principal missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Essa instituição tem como objetivo primordial a formulação e execução de políticas destinadas à proteção e defesa dos diretos dos consumidores.

  • Educação para o consumo;
  • Orientação aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos e obrigações nas relações de consumo;
  • Recebimento e processamento de reclamações administrativas contra fornecedores de bens ou serviços.

A relação de documentos varia de acordo com o tipo de produto ou serviço. Para atendimento pessoal é necessário apresentar o RG e CPF do consumidor ou do representante legal.  A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, nota fiscal ou cupom fiscal.  Verifique na lista abaixo quais são os documentos necessários para registrar a sua reclamação.

  • Água, Energia e Gás:

Conta/faturada reclamada; Solicitação de serviço (instalação, vistoria, etc); Comprovante de pagamento; Termo de parcelamento.

  • Alimentos e Remédios:

Pedido, nota fiscal ou cupom fiscal; Folheto/anúncio publicitário; Comprovante de pagamento; Imagem da embalagem do produto, com data de validade, lote, etc; Comprovantes de despesas médicas, se houver;  Relatório médico, se houver.

  • Educação:

Contrato; Boleto; Termo de parcelamento; comprovante de pagamento; Pedido de trancamento ou cancelamento.

  • Habitação:

Contrato ou proposta de compra e venda; Folheto/anúncio publicitário; Boleto bancário; comprovante de pagamento; Termo de entrega das chaves (aluguel ou compra/venda).

  • Produtos:

Pedido, nota fiscal ou cupom fiscal; comprovante de pagamento ou boleto bancário; certificado de garantia; Ordem de serviço.

  • Saúde:

Proposta de adesão/contrato; Apólice; Conta/faturada; Carterinha; Cartas de cobrança; Nota fiscal ou cupom fiscal; Comprovante de pagamento ou boleto bancário; Pedidos médicos; Relatórios médicos.

  • Serviços Financeiros:

Conta/Faturada; Comprovante de pagamento; Proposta de adesão; Apólice para problemas com seguro; Extrato bancário; Termo de parcelamento; Cartas de cobrança; Comprovante de negativação SPC/SERASA; Boletim de ocorrência (BO), se houver, para reclamações sobre falhas em transações eletrônicas, clonagem de cartão de crédito, etc.

  • Telecomunicações – Internet, TV por assinatura, Telefonia fixa ou celular:

Conta/faturada; Folhetos/ anúncios publicitários; Comprovante de pagamento; Protocolos de reclamação.

  • Turismo e Viagens:

Número do bilhete/voucher; Orçamento; Pedido/contrato; Folheto/anúncio publicitário; Comprovante de pagamento ou boleto bancário; Protocolo de reclamação.

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