Mais 600 alunos do quinto ano das escolas municipais Maísa Aparecida Ribeiro, Crianças de Cotia, Jardim Panorama e Prefeito Ivo Mário Isaac Pires receberam, nesta semana, os certificados de conclusão do Projeto Educando de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria de Educação. Essa foi a segunda formatura do ano, na primeira edição em julho, outros 600 alunos foram diplomados.
Para a Escola Prefeito Ivo Mário Isaac Pires, a formatura teve um sabor especial. Foi ali, em 2006, que o projeto nasceu. Dezoito anos depois, o retorno à escola que abriu as portas para a iniciativa foi marcado por emoção, memória e a certeza de que algumas sementes realmente vingam.
Ao longo de 14 encontros, os alunos participaram de palestras e atividades sobre prevenção ao uso de drogas e álcool, combate à violência e ao bullying, autoestima, diversidade, direitos e deveres, liberdade e família. O projeto também envolve as famílias no processo educativo, ampliando o impacto para além dos muros da escola.
“Os pais também são convidados a participar. E participam”, conta a diretora da escola, Elaine Andersen. Segundo ela, a mudança no comportamento das crianças é visível. “Eles passam a olhar os colegas com mais empatia e respeito. Um alerta o outro, questionam atitudes, refletem sobre o que é certo ou errado. A transformação é muito clara.”
Essa mudança também chega em casa. Natália Lotero, mãe da aluna Ilidiara, de 10 anos, acompanhou todos os encontros ao lado da filha e percebeu os efeitos no dia a dia. “Minha filha era muito nervosa. Depois que começou o curso, virou outra criança, muito mais serena”, relata. Natália lembra ainda que participou de um projeto semelhante quando era criança, o que reforçou a decisão de estar presente em todas as atividades.

O conteúdo que impacta a vida dessas crianças é conduzido pelos guardas civis Natalina de Oliveira Rodrigues, Osmar de Souza Kiihl, Renato Vieira de Goes e Samuel Pereira, que levam para a sala de aula muito mais do que regras: levam exemplos.
“Temos aqui muita gente boa voltada para a a orientação de vocês”, comentou o comandante da Guarda Civil Fernando Fragoso. “Sigam essas orientações, vocês estão dando um passo para um futuro bom”.
Durante a cerimônia, a guarda Natalina relembrou o início do projeto na escola. “Apresentei o programa à diretora da época, a professora Fernanda, hoje aposentada, e ela disse: ‘é maravilhoso, eu quero na minha escola’”, contou. Desde então, segundo ela, a Escola Prefeito Ivo sempre acreditou e apoiou o trabalho do Projeto Educando. E ao longo desses 18 anos, foram 28 mil alunos formados em todas as escolas municipais de Cotia.
Natalina também destacou o crescimento do programa e aproveitou para compartilhar histórias que dão sentido ao trabalho: ex-alunos do projeto hoje atuam como professores, policiais militares, policiais rodoviários, advogados, engenheiros — e até como guardas civis municipais.
Um dos momentos mais emocionantes foi o relato sobre Tainá, ex-aluna da escola, que participou do projeto anos atrás e recentemente foi aprovada no concurso da Guarda Civil. “Eu me lembro dela sentadinha aqui. Hoje ela é mãe de família e está se preparando para trabalhar conosco na corporação”, disse Natalina, visivelmente emocionada.
“Essa formatura é um marco, eles vão levar para a vida”, disse o professor Rosenildo Cruz representando a Secretaria de Educação, “que esse projeto possa continuar semeando cada sonho, cada sorriso e cada escolha para o futuro”, completou.
Ao olhar para os alunos formandos, a mensagem foi direta e cheia de esperança: “Vocês vão dar certo na vida. Basta querer. É uma questão de escolha.”
Fotos: Juliano Barbosa



















