Durante reunião com o prefeito de Cotia Welington Formiga, o presidente da Enel Guilherme Lencastri apresentou compromissos e ações previstas para melhorar o fornecimento de energia elétrica no município. O encontro, em meio aos recorrentes problemas de interrupções no serviço de energia elétrica na cidade, aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), no gabinete o Prefeito.
Além de apresentar um plano de atualização das redes de distribuição de energia, com foco na modernização da infraestrutura e na redução de falhas no sistema elétrico da cidade, a concessionária se comprometeu a fazer a substituição de todos os postes de madeira possíveis e de todos que precisarem por questões técnicas. A medida foi tratada como essencial diante dos riscos à segurança da população e dos prejuízos causados pelas constantes interrupções no fornecimento.
Poda preventiva e responsável para manutenção da rede
Entre as principais ações anunciadas, a concessionária informou que realizará a poda de aproximadamente 60 mil árvores ao longo de 2026, como parte das medidas de prevenção e melhoria da rede elétrica em Cotia. Segundo a Enel, no ano passado foram realizadas cerca de 40 mil podas no município e, somente no mês de janeiro deste ano, mais de 6 mil podas já foram executadas.
Presente na reunião, a Secretária de Meio Ambiente Raquel Lascane ressaltou a importância de que as podas sejam realizadas de forma técnica e responsável, a fim de evitar danos às árvores, riscos à segurança e impactos ambientais negativos. O prefeito solicitou transparência e acompanhamento permanente dessas ações, com acesso aos dados pela secretaria.
Investimentos previstos para Cotia
Sobre os investimentos, a Enel informou a previsão de cerca de R$ 20 milhões destinados exclusivamente à rede interna do município. E destacou que esse valor será somado a outros investimentos previstos para a região, que também terão impacto direto na cidade.
“Esses investimentos precisam resultar em melhorias reais, contínuas e perceptíveis no fornecimento de energia elétrica para moradores e empresas”, reforçou o prefeito Welington Formiga.
Cobrança e acompanhamento da Prefeitura
Durante a reunião, o prefeito adotou um tom firme e direto ao cobrar respostas, prazos e soluções concretas da concessionária. “Cotia não pode continuar enfrentando quedas constantes de energia, prejuízos ao comércio e à indústria, além de impactos diretos na vida da população”, destacou.
Ao final do encontro, o prefeito afirmou que seguirá cobrando a Enel e acompanhando de perto o cumprimento de cada compromisso assumido, em defesa dos munícipes e do setor produtivo do município.
Também participaram da reunião outros membros da diretoria da Enel. Pelo governo municipal estiveram presentes os secretários de Trabalho e Renda, Michel Alves; de Meio Ambiente, Wagner Neves; Edson Gomes (Governo), além de Edgar de Souza e Tancredo Rodrigues, da assessoria do prefeitoWelington Formiga.





