Enquanto muita gente acredita que envelhecer significa desacelerar, os atletas da melhor idade de Cotia mostraram exatamente o contrário. O município participou do 28º JOMI – Jogos da Melhor Idade, realizado em Praia Grande, e voltou para casa com medalhas, boas colocações e histórias que dão uma bela rasteira no preconceito etário.

A delegação cotiana competiu em diversas modalidades masculinas e femininas, entre elas atletismo, buraco, tênis de mesa, vôlei adaptado, truco e xadrez. Ao todo, os jogos reuniram 1.514 atletas de 23 municípios e Cotia terminou a competição na 14ª colocação geral.
A participação de Cotia nos Jogos da Melhor Idade contou com coordenação da equipe esportiva municipal liderada por José Sandro Alaniz.
Entre os destaques da delegação está o atleta Saburo Higashi, campeão no arremesso de peso da categoria D, destinada a atletas entre 75 e 79 anos. No atletismo, Antônio Barros Bastos também garantiu medalha ao conquistar o 3º lugar na prova de 1.200 metros da categoria C.
No buraco masculino, a dupla formada por Adival Eger e Constantino Asche conquistou o 3º lugar, mostrando que estratégia, parceria e concentração continuam afiadíssimas. Já no tênis de mesa feminino categoria C, Marly Nagai conquistou o 2º lugar representando Cotia com talento e disposição aos 80 anos.
“Mais do que resultados esportivos, a participação no JOMI reforça a importância do envelhecimento ativo, da convivência social e da valorização das pessoas idosas. Em cada prova, partida e disputa, os atletas mostraram que esporte também é pertencimento, autoestima e qualidade de vida”, comentou o Secretário de Esportes Ailton Ferreira.










