O Brasão do Município de Cotia é um escudo português seguindo tradição no Brasil. Cortado no primeiro de azul, um pico de montanha em preto, tendo a direita uma estrela de prata, de cinco pontas, e a esquerda uma coroa de ouro com pedrarias. No segundo em verde, com uma faixa ondeada de prata. Sobre o escudo uma coroa mural de ouro. Na parte inferior um listel de prata, carregado de letras, formando a palavra Cotia, ladeadas pelas datas 1723 e 1856. A cor azul simboliza o clima ameno e saudável da cidade. A coroa de ouro com pedrarias, lembra a padroeira do município, Nossa Senhora do Monte Serrat.
A estrela de prata, evoca os nomes dos filhos ilustres do município: padre Diogo Antonio Feijó, padre Manoel das Dores Rocha, José Araújo de Novaes, Bento José dos Santos, Pedro Lopes de Camargo, Manoel Batista Cepelos e outros.
O pico de preto, evidencia a situação geográfica da cidade, que está em cima de um monte. A cor verde representa os campos férteis. A faixa ondeada de prata lembra o Rio Cotia. No listel de prata, a data 1723 evoca a fundação do arraial e a segunda, 1856, a sua elevação a município.
Na parte central da fita, o nome do município que identifica o brasão. Sobre o Escudo e coroa, mural de ouro que é símbolo universal de independência política dos municípios.
(Fonte: Wikipedia)