O projeto de educação ambiental “Guardião Ambiental Mirim” entregou 54 novos guardiões para o município de Cotia. Isso porque, nesta terça-feira (22/10), aconteceu a formatura dos alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vicentina Pires de Oliveira, no Morro Grande, que participaram do projeto por quatro meses. Eles acompanharam aulas ministradas por biólogos, guardas civis ambientais e agentes ambientais sobre fauna, flora, sustentabilidade, reciclagem, crime ambiental, entre outros assuntos.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Agropecuária, Gustavo Gemente, que deixou a sua mensagem aos alunos e aos pais que acompanharam a entrega dos certificados. “Cada atitude a favor do meio ambiente é importante. Vocês [alunos] receberam informações valiosas e que precisam ser compartilhadas com a família, com os amigos e colocadas em prática porque agora vocês são verdadeiros guardiões ambientais”, disse.
A diretora da escola Luciane Oliveira parabenizou os alunos pela participação no curso e reforçou a responsabilidade que todos têm nos cuidados com o meio ambiente. “Vocês vivem em uma região privilegiada [Morro Grande] e têm a missão de cuidar de tudo isso. Mudar hábitos não é fácil, mas precisamos nos forçar. Os adultos também precisam dar exemplo, a responsabilidade é de todos”, comentou Luciane.
A moradora do bairro, Renata Almeida, fez questão de acompanhar a formatura do filho, Gabriel Almeida (10 anos). “Achei este projeto muito bom. Meu filho está mais atento, ele sempre nos cobra a separação do lixo, fala para os irmãos que não podem jogar lixo no chão, nos rios. Ele aprendeu muita coisa”, afirmou a mãe do garoto.
O projeto Guardião Ambiental Mirim é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, com apoio da Secretaria de Educação. “Este foi um projeto piloto e fazemos o melhor balanço possível. Para o ano que vem, o objetivo é leva-lo para outras escolas também”, concluiu o secretário Gustavo Gemente. Durante a formatura, os alunos fizeram um juramento de zelarem pelo meio ambiente e seus recursos naturais e ainda cantaram a música “Herdeiros do Futuro”, de Toquinho.
Fotos: Vagner Santos