Ações na atenção básica contra a COVID-19 | Prefeitura de Cotia

Início > Ações na atenção básica contra a COVID-19

Ações na atenção básica contra a COVID-19

Atenção Primária é a principal porta de entrada dos usuários nos serviços de saúde. Temos como objetivo promover a saúde, orientar a população sobre a prevenção de doenças, acompanhar os agravos e direcionar os mais graves para outros níveis de atendimento. Sendo assim, considerando a orientação do Ministério da Saúde sobre a necessidade de implementar ações para minimizar a transmissibilidade da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu para a Atenção Primária as seguintes estratégias:

• Reorganização das agendas médicas, priorizando apenas as consultas de Pré-Natal, Puericultura e Urgências Básicas.

• Reorganização das agendas programadas dos enfermeiros, mantendo, neste momento, apenas as consultas de Pré-Natal, Puericultura e Puerpério.

• Fica mantida somente as coletas de exames para gestantes e casos prioritários.

• Cancelamento momentâneo das agendas programadas nas Unidades Básicas de Saúde dos seguintes profissionais: cirurgião-dentista, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais, ficando estes profissionais à disposição da Secretaria de Saúde para compor equipes de combate à COVID-19;

© 2020 - Prefeitura Municipal de Cotia. Todos os direitos reservados.