Público-alvo são estudantes de escolas públicas com idade entre 14 e 17 anos
Pegando um gancho com o Carnaval, em que muitos adolescentes aproveitam a folia em bailes, matinês e blocos carnavalescos, a Secretaria de Saúde de Cotia resolveu ir até algumas escolas para falar-lhes sobre um tema muito importante: a prevenção à Infecção Sexualmente Transmissível (IST), gravidez na adolescência e situações indesejadas decorrentes da falta de proteção. A primeira escola a receber a iniciativa foi a Escola Estadual Idomineu Antunes Caldeira, no Parque Bahia, nesta segunda-feira (5/02), o projeto passa ainda pelas Escolas Estaduais Santa Ângela, na Granja Viana, Roque Celestino e Sidrônia Nunes Pires, em Caucaia do Alto.
A palestra está sendo ministrada por enfermeiras da Vigilância Epidemiológica. “A atividade sexual na vida dos adolescentes começa cada vez mais cedo, isso é inegável. Muitos nem sequer têm as informações necessárias para se protegerem correta e eficientemente. Eventos como estes são fundamentais, pois falamos na escola, no espaço deles, de forma lúdica, é um bate-papo muito importante”, disse a enfermeira Marlene Faravelli Rotta.
A palestra contou com o apoio de apresentação de imagens que ilustraram os assuntos abordados como sífilis, herpes genital, gonorreia ou clamídia, cancro mole, vaginose bacteriana, HIV, Aids, entre outros.
“Apresentamos a possibilidade da palestra para as escolas estaduais de Cotia, já que são elas que atendem grande parte dos nossos jovens adolescentes e são eles, inclusive, a clientela da iniciativa. As que se manifestaram primeiro entraram na programação”, disse Ângela Maluf, Secretária Adjunta de Saúde. De acordo com ela, outras escolas podem solicitar a palestra. “Basta nos procurar na Secretaria de Saúde e agendamos”, salientou.
A Secretaria de Saúde realiza um trabalho permanente de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada com a distribuição gratuita de preservativos nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), na Policlínica, Clínica da Mulher e na Secretaria de Saúde.