Fotos: Juliano Barbosa
Nos dias 25 e 26 de julho, agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia participaram de uma capacitação promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD) com o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher. O tema da capacitação foi “Superar barreiras para garantir inclusão” e teve como objetivo apresentar conteúdos teóricos atualizados sobre as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Também teve conteúdo prático: os participantes viveram a experiência de um café sensorial e puderam experimentar sensações, cheiros, sabores e deslocamentos colocando-se no lugar de uma pessoa com deficiência.
A palestra foi ministrada pela presidente de CMDDPcD, Sônia Cristina Esplendor dos Santos e contou com a participação da Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher. “Cotia está andando a passos largos no sentido da inclusão, do atendimento humanizado e humano em relação às pessoas com deficiência. Entendemos que apenas com conscientização de todos os agentes públicos poderemos de fato dizer que Cotia tem inclusão no serviço público”, disse.
A mobilização da Prefeitura e do Conselho atende a uma das demandas trazidas ao poder público municipal pelo grupo Mães e Pais que Lutam, composto por responsáveis por autistas. “Esta mobilização tem envolvido diversas secretarias que têm aberto as portas para ouvir estas mães e pais. As secretarias têm encaminhado as demandas sempre buscando melhorar os serviços e tornar Cotia uma cidade melhor para todos, sem exceção”, destaco.
Na capacitação, os agentes de trânsito ouviram histórias de vida de convidados e de conselheiros com deficiência que enriqueceram e potencializaram os objetivos do evento. “Agradecemos a todos os colaboradores da Prefeitura e aos conselheiros que trabalharam para que este evento acontecesse”, concluiu a vice-prefeita.