Que os cães são os melhores amigos do homem, isso é consenso. Mas nem todo mundo sabe que, se treinados corretamente, eles também se tornam protetores de mulheres vítimas de violência. Dentro da programação da Campanha Agosto Lilás [veja abaixo], a Prefeitura de Cotia trará apresentação de um projeto de adestramento voltado ao treinamento de cães para auxiliarem na proteção de mulheres vítimas de violência. A apresentação acontecerá às 16h30, em frente à Prefeitura.
O projeto ‘Cão Guia no Apoio a Mulheres Vítimas de Violência’ tem como embaixadora a Marcela Santa Rosa que foi vítima de um episódio de violência bastante traumático há quatro anos. Depois de pesquisar formas de voltar à rotina normal, sair à noite e fazer viagens com mais segurança, encontrou o adestrador Júlio Russo que treinou o seu cão, a Zuca, para protegê-la. Desde que passou a contar com a companhia do cão treinado, Marcela recuperou a sua autonomia e se sente protegida.
“Ela [Zuca] é sociável, mas está adestrada para, em situação de risco, fazer o trabalho que está treinada para fazer. Já me vi em situações em que, por estar com ela, o perigo foi afastado”, disse Marcela que precisou de tratamento psiquiátrico depois da violência, mas com o cão treinado teve um salto na recuperação. “A chegada da Zuca mudou e salvou a minha vida, isso foi percebido até no meu tratamento”, completou.
A participação do projeto na programação do Agosto Lilás foi idealizada pela secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social, Solange Aroeira, e foi mediada pela Delegada Titular de Cotia, Mônica Gamboa, entusiasta deste trabalho. “O Russo é um grande adestrador de cães. Ele prepara os animais para serem companhia e proteção de pessoas com deficiência também. Há casos de mulheres que sentiam medo de sair de casa, eram ameaçadas e recuperam a liberdade com a companhia de um cão treinado”, disse a delegada.
Mostra evidencia músicas misóginas e violentas
Quando composições musicais fazem apologia à violência, ao machismo, à objetificação da mulher elas precisam ser questionadas. Idealizada pela Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social e sob curadoria de Lena Miramontes, a exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’ poderá ser conferida no saguão da Prefeitura no dia 11/08. No acervo, composições famosas, antigas e atuais, que vão provocar reflexão sobre a nocividade de seus conteúdos.
Serviço
Agosto Lilás: Combate à Violência contra a Mulher
Programação completa:
- 11/08/2025 – Segunda-feira
- Das 13h30 às 19h
Evento: Palestra – Mulheres Protegidas, Sociedade Fortalecida
Tema: Mulheres Protegidas, Sociedade Fortalecida. “Quando o Amor Adoece e Vira Ameaça – Violência Psicológica, Stalking e a Urgência da Proteção” Lei Maria da Penha e a luta contra a violência doméstica e familiar
- Palestras com profissionais da área jurídica e da segurança pública.
- Roda de conversa com o público
- Exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’
- 16h30 às 17h: apresentação projeto Cão Protetor para Mulheres Vítimas de Violência
Local: Auditório do Paço Municipal
Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1.347, Jd. Nomura
- 29/08/2025 – Sexta-feira
- A partir das 10h
Evento: Encerramento do Agosto Lilás 2025 – Ação Conjunta com o Consórcio CIOESTE
Objetivo: Enfrentamento da violência com prioridade para as Mulheres Negras
Atividades:
- Panfletagem informativa no local.
- Haverá um espaço para divulgação e orientações referente a Violência Doméstica – Guardiã Maria da Penha.
- Orientações sobre os sinais da violência doméstica e os serviços de apoio existentes
Local: Praça dos Romeiros – Caucaia do Alto
Endereço: Av. Roque Celestino Pires