Por dois meses, alunos da Escola Municipal Prof. José da Costa Chaves, em Cotia, pesquisaram, estudaram, ouviram histórias e conheceram mais sobre as obras do escritor, produtor, ativista e diretor brasileiro, José Bento Renato Monteiro Lobato, ou apenas, Monteiro Lobato, pai da lendária obra ‘O sítio do Picapau Amarelo’. O resultado do projeto foi a Mostra Cultural ‘Monteiro Lobato’ feita na escola e acompanhada pelos pais e pela comunidade do bairro.
No sábado (14/09), a escola abriu as portas para visitação da exposição dos trabalhos dos alunos e para a apresentação cultural que foi acompanhada por mais de 300 pessoas. “Cada sala, de acordo com o ano escolar, fez uma atividade com o tema Monteiro Lobato. Eles realizaram pesquisas, participaram de jogos, atividades lúdicas e produziram trabalhos com orientação dos professores”, disse Marly Moraes, diretora da escola.
O universo do Sítio mais famoso do Brasil invadiu a escola. Com decoração, cartazes, fotos, maquetes e até um túnel temático. “O mais gostoso foi ver a receptividade de alguns pais e avós. As memórias de infância ficaram muito presentes, foi emocionante”, descreveu Marly.
O secretário da Educação, Luciano Corrêa, passou pela escola, nesta segunda-feira (16/09), para conferir a Mostra. “Toda a equipe escolar está de parabéns por desenvolver um projeto lindo e tão importante. As obras de Monteiro Lobato marcaram e marcam gerações e sabemos que o incentivo à leitura, à pesquisa deve começar cedo”, disse.
Quem ainda não conferiu a Mostra Cultura Monteiro Lobato pode passar na escola para apreciar os trabalhos. A EM José da Costa Chaves fica na rua Mississipi, 151, Jardim Belizário.
Fotos: Divulgação