Em razão da passagem do Dia Internacional da Mulher [8 de março], alunos da Escola Municipal Eng. Eduardo Benjamin Jafet, localizada no bairro Jardim Barbacena, em Cotia, fizeram uma pesquisa sobre grandes nomes femininos que, ao longo da história, dedicaram e dedicam as suas vidas à luta contra as diferenças, contra a violência e por direitos. A pesquisa foi orientada pelos professores e o resultado do trabalho virou uma exposição na própria unidade escolar.
Entre os nomes pesquisados e ilustrados pelos alunos está Dandara, uma guerreira negra que viveu no período colonial do Brasil. Foi casada com Zumbi dos Palmares, pessoa com quem lutou pela liberdade dos negros no Brasil. A paquistanesa Malala Yousafzai também foi lembrada pelos alunos. A jovem foi a pessoa mais nova da história do Prêmio Nobel a receber a condecoração. Sua luta é marcada pela luta dos direitos humanos das mulheres e pelo direito à educação.
A ativista negra norte-americana, Rosa Louise McCauley, ou apenas Rosa Parks, também ganhou a exposição na escola. A ativista é um símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. E, como não poderia deixar de ser, Maria da Penha Maia Fernandes, a brasileira Maria da Penha, também foi lembrada pelos estudantes. A mulher é a figura símbolo da luta feminina das brasileiras contra a violência doméstica.
Fotos: Divulgação