Iniciativa é da E.M Prof. Dr. Osny Fleury da Silveira e terminou com estudo de meio na cidade de Santos
Recentemente, um grupo de alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Professor Dr. Osny Fleury da Silveira, em Cotia, concluiu o Projeto Olhar, Vivenciar e Aprender desenvolvido em sala de aula que, nos últimos meses, abordou o tema ‘A história do Brasil – a importância do Porto de Santos’. A finalização se deu com um estudo de meio na cidade de Santos.
De acordo com a direção da escola, a viagem a Santos proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos estudados. Os alunos também levaram para sala de aula experiências de vida com relatos que enriqueceram ainda mais a aplicação do projeto. “Foi aproveitado o resgate das vivências dos próprios alunos, que tiveram sua infância através da agricultura. Trabalhando de forma interdisciplinar com produções de textos, pesquisas, meio ambiente, saúde, história e localização geográfica”, disse Antonia da Penha de Oliveira Coelho, diretora da escola.
Durante o estudo de meio, os alunos visitaram o Museu do Café, o bondinho, o Aquário de Santos e a praia. “Amo história e visitar o Museu do Café trouxe-me lembranças da minha infância no interior do estado da Bahia, quando ajudava minha mãe a torrar o café e depois quebrar no pilão”, disse a aluna Nailza Maria de Jesus Menezes. Para maria José Martins da Silva, o projeto foi como uma viagem no tempo. “Retornei ao meu passado ao ver o pilão de café”, destacou.