terça-feira, março 25, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Atendidos pelo “Acolher” participam de Oficinas sustentáveis no 2º encontro do projeto

Compartilhe esta notícia:

 

Fotos: Juliano Barbosa | Vagner Santos

 

 

Durante o segundo encontro do projeto Acolher, na última sexta-feira (24/02), os participantes acompanharam uma atividade especial realizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente por meio de ‘Oficinas Sustentáveis’. Os atendidos pelo projeto participaram da produção de um jardim de suculentas. “O objetivo desta prática dentro do projeto Acolher é auxiliar na coordenação motora e despertar a consciência socioambiental das crianças e adolescentes, além de ser um momento de bastante interação com as outras pessoas e com a família”, justificou a secretaria. No mesmo dia, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social fez a entrega da revistinha ‘Turma de Cotia’ para os presentes.

 

A 4ª edição do ‘Projeto Acolher’ começou em fevereiro e é desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com o curso de fisioterapia da Unip e conta com o apoio do Fundo Social de Caucaia do Alto. A iniciativa existe desde 2021 e foi implantada para promover atendimento em grupo para crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. As atividades envolvem rodas de terapia, palestras, avaliações, troca de experiências e muito conteúdo. O projeto é liderado por Nádia Giaretta, especialista em distúrbios do neurodesenvolvimento e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI).

 

Nesta edição, o projeto está atendendo cerca de 50 famílias que participam de uma programação que aborda aspectos ligados ao TEA, desenvolvimento de habilidades, orientações para familiares, questões relacionadas aos direitos da pessoa com autismo, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de desenvolver mecanismos que estimulem a autonomia e a independência dos autistas e fortalecer o incentivo e formação pessoal da pessoa autista para a vida e para o mercado de trabalho.