Acompanhamento de saúde está entre as exigências do programa. Beneficiários devem procurar a UBS mais próxima até o dia 31 de dezembro
Beneficiários do Programa Bolsa Família devem atualizar o cadastro de acompanhamento na Secretaria de Saúde até o dia 31 de dezembro. O prazo começou em 13 de agosto e o procedimento é obrigatório para manutenção do benefício e abrange mais de 4 mil pessoas em Cotia.
Todas as famílias que recebem o pagamento se comprometem com requisitos nas áreas de Saúde e Educação, como garantia da continuidade do recebimento do benefício. As condicionalidades do Bolsa Família são compromissos assumidos entre o poder público e as famílias beneficiárias do programa.
É exigido dos beneficiários a apresentação de frequência escolar de 85 % para crianças e jovens de seis a 15 anos de idade, manter a vacinação atualizada, fazer o acompanhamento nutricional das crianças menores de sete anos e o pré-natal nas gestantes.
De acordo com a legislação, o não cumprimento das condicionalidades prevê efeitos que vão desde advertências aos beneficiários até o bloqueio ou a suspensão do recebimento do benefício.
Fotos: Vagner Santos