Mesmo com o fim da campanha, testes de HIV/Aids e Sífilis podem ser realizados em qualquer época do ano no SAE/CTA
Entre os dias 3 e 7 de dezembro, a Prefeitura de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou a Campanha Fique Sabendo 2018. As 25 Unidades Básicas de Saúde do município abraçaram a campanha que resultou na realização de 2.198 testes, sendo 1.099 testes de HIV/Aids e 1.099, Sífilis. A ação contou com o apoio da Coordenação Estadual de DST/Aids que enviou testes rápidos de detecção das doenças, cartazes e preservativos.
A largada da Campanha foi dada no dia 1º de dezembro, data lembrada como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Funcionários da Saúde percorreram diversas ruas da região central de Cotia entregando o folheto com informações sobre a campanha e preservativos para a população. “Fazemos um balanço positivo da Campanha. Conseguimos mobilizar mais de mil pessoas que fizeram o teste, em cinco dias, isso é muito bom”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. “Aproveito para agradecer e parabenizar a toda a equipe das Unidades Básicas de Saúde que atuaram para o sucesso da campanha”, completou Silvana.
A intensificação terminou com o fim da Campanha, mas os exames de detecção de HIV/Aids e Sífilis podem ser realizados em qualquer época do ano no SAE/CTA, que fica na Avenida Rotary, 40. Não é preciso agenda. O exame é sigiloso e, dando positivo para alguma das doenças, a pessoa já recebe orientação para iniciar o tratamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4616-5921.
Metade dos homens fizeram o teste pela 1ª vez
O balanço da Campanha 2018 mostrou que 51,8 dos homens nunca tinham feito o teste de detecção de HIV/Aids, enquanto que 35,1% das mulheres fizeram o teste pela primeira vez. Os números mostram ainda, que as mulheres foram as que mais realizaram o exame, 783 no total, ante 316 homens.
Menos casos de HIV/Aids
Números parciais da Vigilância Epidemiológica mostram que 2018 deve terminar com um número menor de novos casos de HIV/Aids, em relação ao ano passado. Em 2017 foram anotados 103 casos da doença, enquanto que, de janeiro a novembro deste ano foram 74 novas confirmações.
Foto: Divulgação Secom Cotia