Fotos: Vagner Santos
Fevereiro é um mês de celebração no mosteiro Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, localizado em Cotia, mais precisamente, no centro da cidade. O local acaba de completar 75 anos de fundação e é a casa de 17 irmãs carmelitas – mas, ao longo dos anos, mais de 100 já viveram lá. A capela recebe fiéis para a missa diária [veja abaixo] e, ao longo do dia, visitantes passam pelo local para conhecer e para pedir a intercessão das irmãs – já que elas passam grande parte do dia em orações.
“Cotia tem um potencial de turismo religioso muito grande e a Secretaria de Turismo está focada em divulgar e fortalecer este nicho. O Carmelo está inserido neste cenário que queremos projetar para Cotia, já que muitos cotianos não conhecem, e para todo o estado”, disse o secretário Nelson Broering.
Engana-se quem pensa que Carmelo é interessante apenas para os religiosos. Envolto por muitas árvores e um bosque na frente, o local inspira paz e tranquilidade para quem quer relaxar, meditar, conhecer a gruta, fazer fotos e apreciar a exposição da arte em cerâmica pintada à mão pela Irmã Elizabeth. Sua pintura está presente nas paredes, inclusive em toda a parte interna da Capela.
“Não fazemos casamentos aqui, mas muitos noivos veem fazer fotos nesta área bonita do entorno com muito verde”, disse a Madre Superiora Irmã Maria Ângela. “Mas também recebemos muitas pessoas que pedem oração, ajuda e nós atendemos. Entregamos roupas e alimentos que nos são doados por benfeitores”, completou.
A Madre Primeira Conselheira Irmã Maria dos Anjos explicou que tudo que recebem passa por triagem. “Doamos coisas boas, o que não tem condição de uso é descartado”, esclareceu. “E quem quiser fazer doação, pode trazer aqui porque estamos sempre recebendo pessoas em busca de ajuda”, completou.
As irmãs carmelitas vivem reclusas e só deixam o mosteiro para compromissos essenciais, como consulta e tratamento médico. Estão sempre dispostas a ouvir os visitantes – ainda que de forma restrita – em um local chamado locutório, que é onde recebem membros da família. As visitas só não são aceitas na Quaresma e no Advento.
Ao longo do dia, as irmãs fazem muitas orações, atividades domésticas e se dedicam à arte. O material que produzem é comercializado e o recurso ajuda no orçamento do local.
Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha
75 anos de fundação em Cotia (1947- 2022)
Av. Prof. Joaquim Barreto, 162, centro
Missas: de segunda a sábado, às 6h30, e aos domingos, às 8h
Informações sobre visitação, batizado:
E-mail: monjascarmelitas.cotia@gmail.com | Tel.: 11 4703-2000