Distrito faz aniversário no dia 30/11 e para comemorar haverá apresentação gratuita com o violeiro Levi Ramiro e convidados, no dia 1/12
Para comemorar o 73º aniversário do Distrito de Caucaia do Alto, celebrado no dia 30 de novembro, a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, em parceria com o Governo Estadual, promove o Circuito Paulista de Viola Instrumental, no dia 1/12, às 19h30, no anfiteatro do Centro Educacional Unificado de Cotia (CEUC). A entrada é gratuita e livre para todas as idades.
O circuito conta com a performance do artesão e violeiro Levi Ramiro, anfitrião no show, e receberá violeiros convidados que apresentarão clássicos da viola, além de composições do próprio Levi Ramiro. O formato mescla música e prosa, conectando violeiros e a plateia por meio de ‘causos’ e histórias que envolvem a música regionalista de raiz.
O repertório conta com músicas autorais e canções tradicionais da viola caipira, como ‘Saudade da Minha Terra’, de Goiá e Belmonte; ‘Rio de Lágrimas’, de Tião Carreiro e Pardinho e ‘Triste Berrante’, de Adauto Santos. Violeiros locais também poderão participar.
O Circuito Paulista de Viola é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC. Ao longo do ano o projeto cultural passou por diversas cidades do interior paulista.
Caucaia do Alto
A região de Caucaia do Alto contém parte da maior riqueza ambiental de Cotia: a Reserva Florestal do Morro Grande. Próximo dali localiza–se o Sítio do Padre Inácio, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.
Caucaia do Alto/Morro Grande abrange, como região turística, do km 37 até o km 39 da Raposo Tavares, sentido Estrada de Caucaia do Alto, com seus oito quilômetros de percurso ao centro do distrito, e ainda do km 37, sentido Estrada do Atalaia, para a região do Morro Grande.
É também região de turismo rural, de esportes radicais e hípicos, de melhor idade, ecológico, religioso, de compra de produtos agrícolas e paisagismo. A principal via de acesso ao distrito é a Estrada de Caucaia do Alto que receberá, a partir de 2018, obras de duplicação e revitalização para levar ainda mais desenvolvimento à região e melhorar a segurança e qualidade de vida da população.
Levi Ramiro
Desde 1995, Ramiro adotou a viola como seu principal instrumento de trabalho, absorvendo esse universo cultural que vem ao encontro de suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical na arte de tocar e também na de fabricar seu próprio instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e a simplicidade da vida interiorana.
Serviço:
Circuito Paulista de Viola
Dia 1/12 – sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro do CEUC (Estrada do Cruzeiro, 2.234)
Entrada gratuita e livre para todos os públicos