Centenas de pessoas participaram da Caminhada da Pessoa Idosa em Cotia

Compartilhe esta notícia:

Fotos: Vagner Santos

 

Para fechar o mês de outubro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cotia (CMDPI) realizou a Caminhada da Pessoa Idosa de Cotia. O evento aconteceu no dia 30/10 e contou com a participação de centenas de pessoas, em sua maioria pessoas idosas. A concentração foi em frente à Prefeitura, onde os participantes fizeram alongamento e seguiram sentido ao Ginásio de Esportes. No trajeto, era possível observar faixas e cartazes com palavras de ordem, pedido de respeito, reconhecimento, saúde, entre outros. Uma grande faixa foi carregada abrindo alas com a frase ‘Envelhecer com dignidade é um direito de todos’.

A caminhada marcou a celebração do Dia da Pessoa Idosa [1º de outubro] e contou com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Esportes e Juventude, Turismo, Verde e Meio Ambiente, Segurança Pública e Transporte e Mobilidade. No local de concentração, as pessoas acompanharam uma apresentação musical dos irmãos Nonato, Divino e José que residem na Sociedade São Vicente de Paulo, conhecida como Lar Vicentinos.

A caminhada contou com a presença da presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kelen Garcia; da vice-prefeita de Cotia, Ângela Maluf; de participantes de atividades do Fundo Social de Caucaia, Rejuvenescer, Assistência Social Santo Antônio (ASSA) e Atitude de Amor; do secretário adjunto da Saúde, André Vasques, e dos conselheiros municipais da pessoa idosa.

No Ginásio, os participantes expressaram seus agradecimentos e anseios para a população idosa de Cotia que vão desde o respeito às vagas prioritárias e novos espaços de lazer, esportes, saúde, entre outros. No encerramento os idosos receberam mudas de plantas nativas após uma abordagem sobre a importância da consciência ambiental.

A Caminha da Pessoa Idosa também contou com espaço para alertar os participantes sobre as formas de violência contra a pessoa idosa e o canal de denúncias ‘Disque 100’. “O mês de valorização da pessoa idosa tem o papel imprescindível de conscientizar, sensibilizar a sociedade sobre as necessidades da população 60+. Nesta caminhada buscamos também prestar uma homenagem aos idosos, promover bem-estar e também compete ao conselho do idoso promover o debate das necessidades, necessidades e fazer o encaminhamento de propostas para que sejam desenvolvidas políticas públicas”, afirmou o presidente do, Sérgio Uyehara.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support